Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Projeto de extensão promove curso de Inseminação Artificial Cervical em ovinos no IFRS - Campus Sertão

Participantes do curso e equipe organizadora

"Aprender fazer fazendo" sempre foi um lema do ensino técnico do Campus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e que agora também se aplica aos diversos cursos de graduação oferecidos pela Instituição. Foi com essa finalidade de aliar teoria e prática, que o Projeto de Extensão Diagnóstico e Fomento da Ovinocultura em Propriedades nos Municípios de Abrangência do IFRS - Campus Sertão promoveu um Curso de Inseminação Artificial Cervical em Ovinos direcionado aos discentes do Campus e à comunidade externa.

Valorizando a tríade ensino, pesquisa e extensão, para complementar o aprendizado nas disciplinas, o projeto de extensão realizou a capacitação com o intuito de ampliar os conhecimentos sobre as biotecnologias aplicadas à reprodução de ovinos e de capacitar os alunos para o mercado de trabalho através de aulas teóricas e práticas de coleta e avaliação de sêmen, inseminação das fêmeas e protocolos de indução e sincronização de estro.

Ao comentar sobre a importância da realização de ações de capacitação, o acadêmico Guilherme Rodrigues ressaltou que "o mercado de trabalho exige cada vez mais profissionais capacitados e especializados nesta área, devido a grande expansão da ovinocultura no Rio Grande do Sul e no Brasil". Segundo o acadêmico este tipo de ação de extensão auxilia na difusão da profissão do zootecnista e do próprio Campus na região.

O curso de extensão foi realizado entre os dias 1 e 3 de dezembro de 2015 em parceria com o Grupo de Estudo e Pesquisa em Pequenos Ruminantes - GEPRUM, Laboratório de Biotecnologias e Reprodução Animal - BIOREP - da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A equipe que ministrou o curso tem a colaboração dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária da UFSM Juliana Germano Ferst, Andressa Minussi Pereira Dau e Paulo Roberto Antunes da Rosa, ambos médicos veterinários, sob a coordenação da professora do Campus Sertão Melânia Lazzari Rigo e dos acadêmicos do curso de Zootecnia do Campus Sertão Guilherme Afonso Müller Rodrigues, Ângelo Otávio Calegaro Tamiozzo, André Biolchi e Nicolas Edemundo Lohmann Petry.

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003