Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Alunos do curso de Agronomia participam do Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água na Expodireto

Turmas do 7° e 3° semestre do curso de Agronomia do Campus Sertão no Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água na Expodireto em Não-Me-Toque

No dia 08 de março alunos do 7° e 3° semestres do curso de Agronomia do Campus Sertão participaram do Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água no Auditório Central da Expodireto, em Não-Me-Toque (RS). Os alunos assistiram às palestras do Fórum que teve como temática central "Conservar para produzir melhor" e foi baseado no Programa Estadual de Conservação do Solo e Água.

Os professores Márcio Luis Vieira, que ministra a disciplina de Manejo e Conservação do Solo e Água, e Tharles Saccardo da Rocha, da disciplina de Hidrologia e Manejo de Bacias Hidrográficas, acompanharam as duas turmas. Segundo o professor Márcio, o sonho de todo agricultor, de aumentar a produtividade com rentabilidade agrícola corre riscos, sendo o principal deles a dificuldade no Rio Grande do Sul de implementação de uma agricultura conservacionista, com práticas eficazes na infiltração de água no solo, redução de defensivos agrícolas, disponibilidade de assistência técnica e extensão rural e social (ATERS) voltada ao uso, manejo e conservação do solo e água, e na educação das futuras gerações. "O problema é agravado pela erosão, solo compactado, ocupação de áreas sem aptidão agrícola, semeadura no sentido do declive do terreno, pastejo excessivo do gado em áreas integradas com lavoura, baixa cobertura do solo por resíduos culturais após a colheita da soja, uso abusivo de inseticidas e herbicidas, entre outros", pontua o professor.

O Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água envolve instituições de pesquisa, ensino, Extensão Rural, leis e políticas públicas. A gestão do Programa está a cargo das secretarias da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e dos Recursos Hídricos e Planejamento (Seplan), Emater/RS-Ascar e Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro). Apoiam a iniciativa o Governo Federal, Universidades e Institutos Federais, agentes financeiros, entidades representativas dos agricultores e usinas hidrelétricas. À frente da execução estão Emater/RS-Ascar, Embrapa, Fepagro, Famurs, Corsan, Sargs e CCGL Tecnologia.

Conforme Márcio, o Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água, que foi debatido na Expodireto, atua em pelo menos três frentes: a adoção de uma Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (ATERS) em Uso, Manejo e Conservação do Solo e da Água; um Programa de Reserva e Armazenagem de Água; e um Programa de Apoio ao Ensino de Solo e de Água na Escola.

Galeria

Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água realizado na Expodireto em Não-Me-Toque Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água realizado na Expodireto em Não-Me-Toque Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água realizado na Expodireto em Não-Me-Toque

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003