Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Cursos superiores têm sua Aula Inaugural

A segunda-feira, dia 22 de março, ficará marcada na história do Campus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, antiga Escola Agrotécnica Federal de Sertão. A data foi a escolhida para a Aula Inaugural dos novos cursos de graduação da instituição: Engenharia Agronômica, Licenciatura em Ciências Agrícolas, Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Agronegócio.

 

O evento aconteceu no Centro Cultural 5 de Novembro de Sertão, em paralelo a uma palestra de conscientização sobre o Dia Mundial da Água, promovida pela Prefeitura Municipal, a partir das 14 horas.

 

Participaram da Aula Inaugural a diretora do Campus, Viviane Silva Ramos; o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRS, Jesus Rosemar Borges, representando a reitora Claudia Schiedeck Soares de Souza; o Pró-Reitor de Ensino Sérgio Wortmann; o Prefeito Municipal de Sertão, Aldemir Sachet; o secretário de Educação, Valdir Tamanho; o diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional do Campus, Odirce Teixeira Antunes; o presidente da Câmara de vereadores, Adelar Antunes; o Inspetor-Chefe do CREA - Regional de Passo Fundo, Plínio Humberto Donassolo; o secretário do Meio Ambiente de Passo Fundo, Clóvis Alves; a vice-prefeita de Coxilha Eni Weber e o presidente da Câmara de Vereadores de Coxilha, João Vildo Teixeira; o Supervisor Regional da Emater Paulo Silva; além de secretários municipais de Sertão, vereadores e representantes de entidades de Sertão e região.

 

Os coordenadores dos cursos Welington Zanini, de Engenharia Agronômica; Walter Lucca, de Licenciatura em Ciências Agrícolas; Oscar Bertoglio de Tecnologia em Agronegócio; Alvaro Valente Caçola, de Tecnologia em Gestão Ambiental acompanharam os alunos dos cursos no evento.

 

Abrindo o evento, a diretora do Campus salientou a oportunidade de realizar cursos de graduação gratuitos e de qualidade que a instituição está oferecendo. "Com certeza nossa responsabilidade e ousadia não param por aqui. Já no segundo semestre desse ano, terá início o curso de Zootecnia e para os próximos anos novos cursos serão lançados, atendendo a demanda do mercado de trabalho e visando contribuir com o desenvolvimento da região", destacou.

 

Segundo Viviane, novos desafios são impostos ao Campus a cada dia desde a criação da nova institucionalidade, mas a equipe diretiva e os servidores não têm medido esforços para cumprir todas as metas.

 

O Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRS, Jesus Rosemar Borges, ressaltou o orgulho em participar da Aula Inaugural, especialmente pelos cursos serem da sua área. "Estou muito orgulhoso de estar vivendo esse momento histórico, que será um marco no desenvolvimento da região", apontou.

 

 

O palestrante

 

O professor doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná Wilson João Zonin é Pró-Reitor de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Tem experiência na área da Agronomia, em ênfase em Extensão Rural.

 

A primeira experiência profissional de Zonin, no ano de 1997, foi no IFRS - Campus Sertão, na época Escola Agrotécnica Federal de Sertão. "É uma honra muito grande em voltar à instituição para ministrar a Aula Inaugural dos cursos superiores. Fico muito feliz em saber que a antiga Escola Agrotécnica Federal de Sertão deu um passo muito importante em direção ao ensino superior, que dá outra dimensão à instituição", citou.

 

Segundo ele, a UNIOESTE tem uma estrutura muito parecida com o IFRS, por ser multicampi e desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento da região. "O trabalho na extensão é muito importante nesse sentido, para a consolidação do ensino superior e da própria instituição, que precisa se relacionar com a sociedade", apontou.

 

Zonin elogiou a política educacional do Governo Federal, que investe na expansão do ensino superior.

 

"Fico muito satisfeito de reencontrar colegas de trabalho da época em que atuei na instituição e muitas pessoas novas, jovens, que vão agregar muito na qualidade do ensino, não somente na formação técnica, mas na formação cidadã", ressaltou.

 

 

Meio Ambiente e Sustentabilidade do Desenvolvimento

 

Zonin falou sobre o tema "Meio Ambiente e Sustentabilidade do Desenvolvimento", salientando a importância da conscientização ambiental e social para o desenvolvimento do país. "Precisamos potencializar as atividades econômicas respeitando o meio ambiente. Uma mudança na relação que o homem estabelece com o meio ambiente é urgentemente necessária. Temos que acabar com a relação de exploração e construir um novo paradigma, que é o de cuidar, promover uma relação mais qualitativa que quantitativa", observou.

 

Neste processo, conforme Zonin, a educação é determinante. Em sua opinião, essa nova mentalidade aliada às atividades de extensão é o caminho para as universidades. "As instituições de ensino superiores não podem ficar restritas aos seus municípios, elas precisam contribuir ativamente com o desenvolvimento da região, na melhoria da qualidade de vida. A gente precisa ser a mudança que quer ver no mundo", comentou.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003