Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Campus Sertão presente no 4º Senid - UPF

Participação do Campus Sertão no 4º Senid - UPF

O Campus Sertão novamente se fez presente no Seminário Nacional de Inclusão Digital que ocorreu entre os dias 18 e 20 de abril na Universidade de Passo Fundo e teve como tema "A liberdade digital de aprender!". O Campus Sertão fez parte da Comissão Organizadora do evento, representado pela professora Patrícia Nascimento da Silva. Como nas demais edições do Seminário, uma equipe formada por professores (Lis Ângela De Bortoli), técnicos (Rodney da Silva Rosa e Everton Pavan) e alunos (Tays Zanolla, Geovane Hammel, Andersson Campeol, Josiane Krackzuski, Patrycia Lunedo) participou ativamente no apoio das atividades durante os dias do evento. O professor Tiago Moraes também participou da banca de avaliadores do Junaj.

Durante os três dias do Senid ocorreram diversas atividades, dentre as quais: o II Encontro Estadual dos Núcleos de Tecnologia Educacional Gaúchos; o I Encontro Gaúcho dos Grupos dos Educadores Google; o Senid Junaj; e o I Laboratório de Cultura Digital na Educação. Foram mais de 300 pessoas vindas de 97 instituições de ensino superior e de escolas da educação básica que criaram uma mobilização intensa em torno da importante discussão da Liberdade Digital de Aprender. Esta temática parte do princípio de que em um mundo de informações digitais em fluxo, cada indivíduo pode criar seus momentos de aprendizagem sobre os temas de seu interesse. Neste contexto, a educação deve assumir o papel de interlocutora crítica e criativa.

Os alunos do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática nas modalidades concomitante e integrado ao Ensino Médio do Campus Sertão participaram de oficinas de Scratch e Robótica, nos dias 18 e 19, acompanhados dos professores Tiago Ferreira, Cheila Bombana, Maire Fontana e Douglas da Silva. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer a vivenciar tecnologias que não estão presentes nos seus currículos.

O 4º Senid também contou com a apresentação dos grupos musicais do Campus Sertão. No dia 19 de abril a Banda dos servidores e alunos, composta por Dagmar Pedro Tamanho, Felipe Batistella Alvares, Debora Della Vechia, João Anselmo Meira, Rildon Alves e Adriana de Quadros, realizou sua apresentação. No dia 20 de abril foi a vez do Trio Nativista de alunos, Eduardo Carlos Rudell, Luis Ricardo Balen e Felipe Ariel Biasi. Os dois grupos que realizaram as apresentações estão ligados ao projeto de extensão "Núcleo de Produção Audiovisual IFRS Campus Sertão" e ao Projeto de Ensino "Música no IFRS Campus Sertão", coordenados pelo professor de música do Campus, Felipe Batistella Alvares.

Segundo a professora Patrícia, "expressar em palavras uma vivência é um tanto arriscado, porque nunca seremos cem por cento fiéis ao que praticamos, mas posso afirmar que o SENID proporciona encontros entre instituições, promove o grande aprendizado de conviver e trocar experiências entre pessoas afins, mas que estão distantes fisicamente nas suas rotinas. Nossas instituições de ensino precisam sim, cada vez mais, proporcionar, em especial aos nossos estudantes, momentos de compartilhamento de vivências onde a prática seja real. Acreditando que é preciso fazer a nossa parte para tornar o mundo um lugar melhor é que a nossa equipe trabalhou bravamente, aprendeu muito, mas também se divertiu muito, especialmente nos dias do evento, afinal, tudo aquilo que fazemos com amor e que nos é prazeroso tem um significado muito maior nas nossas vidas. Os contatos feitos no evento são valorosos e irão render muitos frutos dentro de nossas atividades diárias, fomentando parcerias e futuras trocas de vivências".

Galeria

Participação do Campus Sertão no 4º Senid - UPF Participação do Campus Sertão no 4º Senid - UPF Participação do Campus Sertão no 4º Senid - UPF Participação do Campus Sertão no 4º Senid - UPF Participação do Campus Sertão no 4º Senid - UPF Participação do Campus Sertão no 4º Senid - UPF Participação do Campus Sertão no 4º Senid - UPF Participação do Campus Sertão no 4º Senid - UPF Participação do Campus Sertão no 4º Senid - UPF Participação do Campus Sertão no 4º Senid - UPF Participação do Campus Sertão no 4º Senid - UPF Participação do Campus Sertão no 4º Senid - UPF Participação do Campus Sertão no 4º Senid - UPF Participação do Campus Sertão no 4º Senid - UPF Participação do Campus Sertão no 4º Senid - UPF

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003