Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Polo Pontão foi o assunto da última tarde de formação pedagógica

Formação sobre a metodologia de ensino do Instituto Educar

A formação pedagógica da última sexta-feira, dia 29 de abril, trouxe aos servidores docentes e técnicos administrativos do Campus a palestra "Relatos de experiência de uma escola de trabalho" com a pedagoga Maria Salete Campigotto e o Técnico em Agropecuária Gerônimo Pereira da Silva do Instituto Educar - Polo Pontão - e o professor do Campus Loduvino Consalter Beltrame. A palestra aconteceu no auditório José Leocyr Dornelles Minussi e teve início às 13h30min, logo após a apresentação do projeto musical coordenado pelo professor Felipe Batistella Alvares e composto pro servidores e alunos.

As diferenças entre as matrizes curriculares e a proposta de ensino do Instituto Educar foram o tema principal da tarde de formação. O Campus Sertão possui convênio com o Instituto Educar desde 2005 para a realização do curso Técnico em Agropecuária. De acordo com a pedagoga e assentada, integrante da executiva estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) e coordenadora dos cursos Técnico em Agropecuária e Agronomia do Instituto Educar, Maria Salete Campigotto, a parceria entre o Campus e o Instituto Educar já formou cerca de 300 alunos.

O curso tem uma proposta diferenciada, voltada à agroecologia e segue o modelo das escolas de trabalho criadas na Rússia. "A realização do curso é possível através de uma parceria entre o Instituto Educar, o Campus Sertão e o Pronera. A formação e a educação dos assentados sempre foi uma preocupação do movimento, por isso esta parceria se tornou fundamental. Nós levamos a sério a questão da educação, assim como levamos a sério o amor pela terra, pela vida", conta a pedagoga.

Desde 2005, foram três turmas do curso na modalidade subsequente ao Ensino Médio, quatro turmas na modalidade concomitante e uma na modalidade integrado. O Instituto Educar também desenvolve o curso de Agronomia em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

O Técnico em Agropecuária formado pelo Instituto Educar e graduando em História, Gerônimo Pereira da Silva, destacou a função social das escolas de trabalho, cujas matrizes principais são o trabalho, a história e a cultura. Gerônimo relata que a escola possui uma metodologia que estabelece tempos de trabalho, tempos educativos, tempos de leitura e tempos de oficinas para possibilitar uma formação completa (técnica, cidadã e política) do estudante. "Nós pensamos o campo como um lugar bom de viver, não só a partir da produtividade", destaca.

Já o professor do Campus Loduvino Consalter Beltrame, que colabora com o Instituto Educar ministrando aulas no curso Técnico em Agropecuária, enfatizou que a troca de experiências entre as duas instituições e os dois cursos pode ser enriquecedora. "A ênfase na questão agroecológica, em como produzir de maneira mais saudável, está em ascensão e aqui no Campus penso que podemos trabalhar mais a partir desta abordagem", disse.

Ao final da tarde de formação, os servidores puderam fazer perguntas sobre a proposta de ensino diferenciada do Instituto Educar.

 

Galeria

Apresentação do projeto musical coordenado pelo professor Felipe Batistella Alvares e composto pro servidores e alunos Apresentação do projeto musical coordenado pelo professor Felipe Batistella Alvares e composto pro servidores e alunos Abertura da tarde de formação foi feita pelo diretor-geral do Campus Odair José Spenthof Pedagoga Maria Salete Campigotto do Instituto Educar Técnico em Agropecuária Gerônimo Pereira da Silva do Instituto Educar - Polo Pontão Professor do Campus Loduvino Consalter Beltrame

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003