Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Presidente e comitiva do CREA-RS ministram palestra para estudantes e acadêmicos

Mesa de autoridades e pronunciamento da diretora Viviane na abertura do evento

Os acadêmicos dos cursos de Tecnologia em Agronegócio, Engenharia Agronômica e Técnico em Agropecuária do Campus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) acompanharam uma tarde de palestras proferidas pela equipe do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS), na quarta-feira (24).

 

Estiveram no Campus o presidente do CREA-RS Luiz Alcides Capoani, o vice-presidente Moisés Souza Soares, o presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos de Porto Alegre Bem Hur Benites Alves, o coordenador adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Química Norberto Holz, a coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Mulher do CREA-RS e Arquiteta Rosana Oppitz, e o 2º Diretor Financeiro do CREA-RS e Técnico em Edificações Flávio Pezzi.

 

A realização da palestra foi fruto de um contato entre o professor vice-coordenador do curso de Engenharia Agronômica Getúlio Stefanello Junior num evento das instituições de ensino em Santa Maria, em 2009. Conforme Rosana Oppitz, o professor conheceu o trabalho com jovens e com mulheres desenvolvido pelo CREA-RS e tratou da possibilidade de apresentar este trabalho no Campus.

 

Na abertura do evento, a diretora Viviane Silva Ramos citou que 2010 é um ano marcante para o Campus, pois é o ano em que tiveram início quatro novos cursos de ensino superior. Viviane também falou da expansão da instituição que até 2012 deve triplicar o número de alunos.

 

O presidente do CREA-RS Luiz Alcides Capoani é ex-aluno da instituição e disse estar bastante emocionado em retornar para proferir uma palestra. "Devido às dificuldades da época, acabei não me formando na antiga Escola Agrotécnica Federal de Sertão, mas talvez isso tenha mudado os rumos da minha vida", comentou.

 

O objetivo do evento no Campus, de acordo com Capoani, foi aproximar os estudantes do curso Técnico em Agropecuária, os acadêmicos dos cursos de Engenharia Agronômica e de Tecnologia em Agronegócio e o CREA. "Para que estes jovens tenham uma oportunidade que eu, por exemplo, não tive. Quando me formei mal sabia o que era o CREA, tinha 20 anos de atuação e ainda não sabia como o conselho funcionava", revelou.

 

O CREA atua na esfera estadual e com Câmaras específicas para cada profissão, tendo regionais espalhadas em todo o Estado. Na opinião do presidente, o CREA precisa ser uma entidade eficiente, eficaz e que integre a sociedade.

 

Capoani fez a doação de exemplares de uma publicação especial pelos 75 anos do CREA e sorteou duas entre os estudantes e acadêmicos presentes.

 

A apresentação institucional do Campus foi feita pelo vice-presidente do CREA-RS, o Engenheiro Agrônomo Moisés Souza Soares, que foi docente do Campus. Ele citou as oportunidades e o mercado de trabalho dos profissionais da área, salientando que ainda tem muito a se explorado. "No Brasil se formam cinco engenheiros agrônomos a cada mil habitantes ativos no mercado de trabalho, enquanto que na França o número é de 15 e nos Estados Unidos e no Japão a proporção é ainda maior: de 25 engenheiros", indicou.

 

O Técnico em Edificações Flávio Pezzi expôs o orgulho que técnicos, tecnólogos e engenheiros devem ter de suas profissões e citou que o CREA-RS é a entidade formada para dar apoio a esses profissionais.

 

A importância da mulher e do jovem na agricultura foi exposta pelo presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos de Porto Alegre Bem Hur Benites Alves. Ele apontou as oportunidades de atuação das mulheres no campo, seja com frutas, olericultura, animais (principalmente gado de leite), artesanato e até com turismo rural.

 

A Arquiteta e Urbanista, coordenadora do GT Mulher e do Programa CREA Junior, Rosane Oppitz falou do programa CREA Junior e da possibilidade de implantação na instituição. Estudantes e acadêmicos demonstraram interesse em desenvolver a atividade e manterão contato com a entidade para viabilizar a implantação do programa.

Galeria

Coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Mulher do CREA-RS e Arquiteta Rosana Oppitz Público presente Presidente do CREA-RS Luiz Alcides Capoani Comitiva do CREA-RS junto aos docentes e a equipe diretiva do Campus presentes no evento Vice-presidente do CREA-RS Moisés Souza Soares 2º Diretor Financeiro do CREA-RS e Técnico em Edificações Flávio Pezzi Presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos de Porto Alegre  Bem Hur Benites Alves

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003