Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Trabalho de acadêmicos e docentes do Campus é premiado no ZOOTEC 2016

Entrega da premiação

O trabalho "Assistência Técnica na Pecuária Leiteira de Sertão/RS: Desafios e Oportunidades" do Campus Sertão recebeu o prêmio de melhor resumo submetido na área de Ensino e Extensão apresentado ao XXVI Congresso Brasileiro de Zootecnia - ZOOTEC 2016, realizado no período de 11 a 13 de maio de 2016, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A premiação foi entregue ao acadêmico Leandro Sabei do curso de Zootecnia do Campus Sertão. O trabalho também envolveu o acadêmico do 9º semestre do curso Tiago Alexandre Spolti De Nardi, o ex-aluno do curso Frederico Trindade, hoje Mestrando da UDESC, e as docentes Raquel Breitenbach e Rosângela Poletto. O Campus Sertão foi representado no evento por uma delegação de acadêmicos do curso de Zootecnia acompanhada pela coordenadora Rosângela Poletto Catani e da professora Raquel Breitenbach.

O ZOOTEC 2016 foi organizado em parceria pelas Universidades Federais de Santa Maria - UFSM (Campi de Santa Maria e de Palmeira das Missões), do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Pampa (UNIPAMPA) e de Pelotas (UFPel); e os Institutos Federais Farroupilha (Campus de Alegrete) e do Rio Grande do Sul (Campus de Sertão) e a Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ). O evento foi comemorativo aos 50 anos da Zootecnia no Brasil, estabelecido com o objetivo de debater a adoção de novas tecnologias e procedimentos relacionados ao aumento da produtividade nas cadeias de produção animal com sustentabilidade, bem estar animal e segurança alimentar.

As premiações dos melhores resumos submetidos foram entregues na cerimônia de encerramento do evento. Ao todo 11 trabalhos científicos foram premiados, com uma credencial cada, para o London International Youth Science Forum (LIYSF), em Londres, no Reino Unido. O evento é um dos maiores encontros científicos juvenis organizados no mundo. Ao todo, 870 resumos expandidos estavam concorrendo a premiação que é resultado de uma parceria firmada com a Rede do Programa de Olimpíadas de Conhecimento (Rede POC). O LIYSF, que é organizado pelo Imperial College, tem duração de duas semanas, é realizado todos os anos nos meses de julho e agosto e reúne 450 estudantes de mais de 65 países. Os premiados no Zootec poderão escolher se irão à edição deste ano ou na próxima.

 

Síntese do trabalho premiado

O trabalho "Assistência Técnica na Pecuária Leiteira de Sertão/RS: Desafios e Oportunidades" dos acadêmicos Leandro Sabei e Tiago Alexandre Spolti De Nardi do curso de Zootecnia, do ex-aluno do curso Frederico Trindade e das professoras Raquel Breitenbach e Rosângela Poletto buscou identificar o acesso à assistência técnica por bovinocultores leiteiros do município de Sertão e estabelecer as categorias profissionais mais requisitadas pelo setor. Os dados foram coletados através de um questionário elaborado e conduzido durante o projeto de extensão "Consultoria em pecuária leiteira no município de Sertão e entorno" do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Sertão. Participaram da pesquisa 17 propriedades leiteiras na região do município de Sertão. Como resultado destaca-se a presença da assistência técnica a qual é realizada por Técnicos Agropecuários, Veterinários, Agrônomos e Zootecnistas, com um maior número de atendimentos veterinários (47%). O principal motivo da assistência é o atendimento a casos clínicos ou emergências, chegando estes a contabilizarem a 62% total atendido. Um total de 38% das propriedades possui alguma forma de consultoria ligada relacionada à produção ou a administração rural. A carência de assistência técnica preventiva bem como a deficiência na área de gestão rural são críticos frente aos avanços esperados do setor leiteiro. Por outro lado, também estes pontos devem ser vistos como uma oportunidade para futuros e atuais profissionais, inclusive Zootecnistas, atuantes no setor de bovinocultura leiteira.

Galeria

Apresentação do trabalho

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003