Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Professores do IFRS participam do I Encontro de Arte Educadores dos Institutos Federais em São Paulo

Professora de artes do Campus Sertão Elisa Iop no evento

Durante os dias de 12, 13 e 14 de maio de 2016, aconteceu no auditório da Funarte/SP o I Encontro de Arte Educadores dos Institutos Federais, promovido pelo IFSP, contando com a presença de cerca de setenta participantes de todo o país. O objetivo do evento era promover trocas de experiência e a formação de uma rede que fortaleça a área de Arte nos Institutos Federais. Participaram deste encontro os professores Andressa Argenta, do Campus Bento Gonçalves, Lilian Cordeiro, do Campus Ibirubá, Elisa Iop, do Campus Sertão e Estêvão da Fontoura, do Campus Farroupilha do IFRS, além da professora Carla Amaral do Campus Sapucaia do IFSUL.

De acordo com o professor de Arte do Campus de Farroupilha Estêvão da Fontoura Haeser, dentre os assuntos debatidos, se destacou a adequação dos currículos e PPCs à Lei 13.278/2016 (que altera a LDB - Lei 9.394/1996), incluindo as linguagens Dança, Teatro e Música, além das Artes Visuais, como componentes curriculares obrigatórios e que cada um destes componentes tenha um professor ou professora específica com regime de 40 horas e Dedicação Exclusiva para que possa atuar no ensino, na pesquisa e na extensão. Também foi discutida a questão de ainda haver professores com regime de 20 horas, o que empobrece a área de Arte nos campi onde isso ocorre, marginalizando o professor ou professora que fica pouco tempo por semana no campus e não consegue participar efetiva e politicamente na gestão democrática da instituição onde trabalha.

O professor Estêvão da Fontoura Haeser conta que durante as mesas de comunicações e também nos posteres, onde os participantes puderam socializar e trocar experiências, notou muitas diferenças de rede para rede, apesar de todas serem regidas pelas mesmas leis. "Portanto, as conquistas na área de Arte em uma determinada rede deveriam valer para as outras também", opina. A organização da área de Arte também foi discutida, com a sugestão de que cada rede construa um Plano de Arte para a instituição, estabelecendo objetivos e metas para curto, médio e longo prazo.

O encontro vai gerar um documento que deverá ser publicizado e encaminhado às reitorias no sentido de iniciar uma movimentação que resulte num equilíbrio entre o mínimo, que é o estabelecido por lei, e o ideal, que devemos perseguir sempre enquanto instituições de ensino, contribuindo para a construção de um país mais democrático e justo. "Sabemos que o momento pelo qual o país atravessa é difícil e que não retroceder já seria uma grande conquista, mas nada impede que formemos nossa rede, que nos comuniquemos e nos fortaleçamos e pautemos nosso trabalho na busca pelo cumprimento da Constituição Federal e na melhoria constante das nossas condições de trabalho", salienta o professor Haeser.

 

 

 

 

Galeria

Trabalho exposto pela professora de artes do Campus Sertão Elisa Iop Participantes do encontro

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003