Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Fepagro divulga resultado do Ensaio Regional de Cultivares de trigo desenvolvido no Campus

Ensaio desenvolvido em canteiro experimental do Campus

Os resultados do Ensaio Regional de Cultivares de Trigo da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária - Fepagro - foram publicados num documento oficial da Embrapa Trigo de Passo Fundo. O ensaio teve o objetivo de identificar as cultivares de trigo que melhor se adaptam ao clima e solo da região.

 

Todo o trabalho de pesquisa e acompanhamento dos resultados foi feito pelo professor Fernando Machado dos Santos e pela equipe do setor de Agricultura II do Campus. Os alunos do curso Técnico em Agropecuária envolveram-se nos experimentos nas aulas de Culturas Anuais.

 

O plantio das 35 cultivares de Trigo pesquisadas foi feito na área experimental do Campus no mês de julho. A Embrapa auxiliou na instalação fornecendo a máquina para o plantio.

 

O Campus servirá como fonte de consulta ao participar do ensaio. A Fepagro também desenvolve junto à instituição mais um ensaio estadual de cultivares de milho, o qual está em fase de avaliação. De acordo com o professor Fernando Machado dos Santos, o experimento com Milho conta com 36 híbridos de ciclo precoce, 18 de ciclo superprecoce, e 22 híbridos transgênicos.

 

Os professores, funcionários, estagiários e alunos também conduziram três experimentos com híbridos de milho para as empresas patrocinadoras do VI Dia de Campo da instituição. Esses experimentos contaram com 12 híbridos de milho de ciclo superprecoce, 18 híbridos de ciclo precoce e 20 híbridos para silagem indicados pelas empresas de milho. A colheita dos ensaios já foi feita e os resultados estão sendo analisados e serão divulgados num informativo desenvolvido pela equipe envolvida no projeto.

 

Os resultados dos dois ensaios conduzidos em parceria com a Fepagro serão discutidos nas reuniões anuais de Trigo e de Milho, o que fará com que os experimentos do Campus integrem essa rede de discussões.

 

Anualmente a Fepagro realiza o ensaio que reúne as principais cultivares de trigo e os híbridos de milho recomendados para o Rio Grande do Sul. Os ensaios têm a participação das principais instituições e empresas que desenvolvem pesquisa com trigo e milho no Estado.

 

O professor Fernando reforça que todos esses trabalhos estão sendo desenvolvidos graças ao empenho de toda a equipe envolvida.

 

Confira no link abaixo o documento da Embrapa com os resultados do ensaio.

Galeria

Ensaio desenvolvido em canteiro experimental do Campus

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003