Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Alunos do curso de Agronomia visitam assentamento do MST

Alunos, professor e assentados durante a visita

No dia 30 de maio, o professor Angelo Piaia da disciplina de Agricultura Familiar do curso de Agronomia promoveu uma viagem técnica até a zona rural de Pontão para conhecer a estrutura e a realidade da Fazenda Annoni, assentamento de Agricultores Familiares do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra.

A Fazenda Annoni, maior fazenda gaúcha da época, foi ocupada por 1500 famílias em outubro de 1985 sendo esta ocupação considerada um marco na história da luta pela terra e do próprio MST.

Na oportunidade, os alunos do curso de Agronomia foram recebidos por Isaías Venovato, líder da comunidade Santo Antônio, uma das mais de 30 comunidades da fazenda. Em "mesa redonda", os alunos ouviram a história da ocupação pelas palavras de quem afirma ter "cortado a cerca" e orientados pelo professor Angelo fizeram perguntas.

A fazenda, expressivamente organizada em cooperativa coletiva, conta com abatedouro, leitaria, suinocultura e agricultura, onde todos trabalham e ganham da mesma forma - homens 9h/dia e mulheres 7h/dia em virtude dos afazeres domésticos.

Photo 1: Alunos e agricultores assentados almoçando no refeitório da fazenda. Nota-se a bandeira do MST ao fundo.

Photo 2: Alunos a caminho da Fazenda Annoni, levando chimarrão e questões fara fazerem aos assentados.

Photo 3: Horta orgânica comunitária mantida pelos assentados.

Photo 4: Alunos, Professor e Assentados, durante a visita.

Galeria

Alunos a caminho da Fazenda Annoni, levando chimarrão e questões para fazerem aos assentados Alunos e agricultores assentados almoçando no refeitório da fazenda Horta orgânica comunitária mantida pelos assentados Alunos debatendo e relacionando a experiência da viagem com o conteúdo aprendido em aula

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003