Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Projeto de mestrado aborda a transdisciplinaridade no Campus

Mestrandos explicaram o objetivo do trabalho e conduziram as apresentações dos docentes

O grupo de servidores do Campus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) que realiza o Mestrado em Educação através de um convênio com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) integrou professores e alunos do segundo ano do curso Técnico em Agropecuária num projeto que aborda a transdisciplinaridade do ensino. O trabalho foi apresentado à comunidade escolar na tarde de quarta-feira (31), no auditório do Campus.

 

Integram o grupo os servidores Denise Bilibio, Jacson Marcos Marchioretto, Maqueli Piva, Marcos Antonio de Oliveira e Patrícia Nascimento da Silva, além do servidor do Campus Concórdia do Instituto Federal Catarinense, Luís Carlos Arruda.

 

A turma de segundo ano foi motivada a trabalhar o tema "Desequilíbrios Ambientais" nas diferentes disciplinas da grade curricular. O professor Nice Livio Borsoi relacionou o tema à Biotecnologia no desenvolvimento de novas tecnologias para aumentar a produção sem agredir o Meio Ambiente.

 

O manejo correto dos dejetos do setor de Bovinocultura foi abordado pela docente Carla Diefenbach. Walter Lucca comentou sobre o desequilíbrio ambiental que os erros no setor de Avicultura podem causar, apontando modelos corretos de composteiras.

 

A cadeia produtiva da Agroindústria e seus impactos no meio ambiente foram abordados pela professora Eleane Fátima Cantele Bieseck. As professoras da disciplina de Português Mariângela Rotta Detoni e Cassiana Grigoletto falaram sobre a importância da preservação do meio ambiente, salientando que a turma construirá um boletim informativo, trabalhando os diferentes gêneros textuais, com notícias sobre o meio ambiente.

 

Na disciplina de Defesa Sanitária Animal, Getúlio Jorge Stefanello Junior citou as os danos que uso de agrotóxicos causam ao meio ambiente, salientando que o grande desafio da atualidade é ter uma agricultura mais sustentável.

 

O efeito estufa foi explicado pela professora de Química Márcia Cardoso, que também falou das vantagens dos biocombustíveis.

 

A primeira turma do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas, orientada pela professora Juliana dos Santos, apresentou um trabalho sobre a utilização de insumos agrícolas orgânicos, que não agridem o meio ambiente.

 

Um fórum de discussões sobre o tema na internet foi criado pela professora Patrícia Nascimento da Silva e trabalhado pelo professor Josué Toebe nas aulas de Informática. O fórum envolveu professores e alunos e pode ser acessado no endereço eletrônico multiplosdialogos.forumeiros.com.

 

Todas as apresentações foram filmadas pelo aluno Felipe Consalter, e a gravação será exibida à turma do Mestrado na UFRRJ pelos mestrandos.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003