Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Campus forma primeiro estudante indígena após a criação dos Institutos Federais

Adir Silveira defendeu o Trabalho "Manejo na UPL" e cumpriu o último requisito básico para obtenção do título de Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio

O aluno indígena Adir Silveira do Campus Sertão concluiu a última etapa dos requisitos obrigatórios para a obtenção do título de Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio na última sexta, dia 24 de junho. A Instituição já formou vários indígenas, mas desde a transformação em Campus do IFRS, Adir foi o primeiro indígena a cumprir todos os requisitos para a formação e obtenção do diploma.

Adir é kaingang, natural da Reserva Indígena do Ligeiro em Charrua. Ele defendeu o trabalho "Manejo na UPL", sob orientação do professor Juliano Hashimoto e para uma banca composta pelo orientador e pela professora Juliana dos Santos. O estágio curricular supervisionado foi realizado na Granja Fontana em Charrua, uma propriedade de destaque na criação de suínos na região.

"O estágio foi bem importante para aprofundar os conhecimentos teóricos na prática", avalia Adir que já começa a pensar no próximo passo em sua carreira profissional: a graduação. O estudante cogita iniciar uma graduação na área de Agronomia ou de Zootecnia. "Também quero retornar para minha terra e ajudar minha comunidade, transmitindo o conhecimento que adquiri e mostrando que é possível estudar. O caminho está aberto", destaca.

A conclusão do curso pelo aluno indígena já é reflexo do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Campus Sertão (NEABI), especificamente através do projeto de Acompanhamento Pedagógico aos Estudantes Indígenas e Afro-brasileiros, desde o ano de 2013.

Cada estudante indígena conta com um monitor, ou seja, com um aluno bolsista, de preferência da mesma turma, que realiza o acompanhamento pedagógico supervisionado pelos membros do NEABI. Os alunos monitores recebem bolsa de ensino e auxiliam os indígenas nos estudos, dirimindo dúvidas, alertando para a entrega de trabalhos e a agenda de avaliações. A adesão dos alunos ao projeto é voluntária.

Galeria

Defesa do relatório de estágio para a banca avaliadora Estudante junto à banca avaliadora e ao servidor integrante do NEABI

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003