Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Pesquisa e extensão são temas de encontro com Pró-Reitores do Campus

Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Alan Bueno da Rocha, falou sobre a questão da pesquisa no IFRS

O Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação Alan Carlos Bueno da Rocha e o Pró-Reitor de Extensão Lenir Antonio Hannecker do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) estiveram no Campus Sertão na quinta-feira (08) para discutir assuntos relacionados às pró-reitorias. A reunião foi direcionada aos docentes da instituição e aconteceu no auditório, no final da manhã.

 

Questões como a criação de cursos de pós-graduação, o incentivo e o desenvolvimento de pesquisas aplicadas foram abordadas pelo Pró-Reitor Alan Carlos Bueno da Rocha. Ele destacou a preocupação da reitoria do IFRS quanto a carga horária atual do quadro docente, que não permite um tempo adequado para a realização de pesquisa. "Estamos visitando os campi para conhecer a realidade de cada um e fazer um planejamento ponderado, que contemple as necessidades dos profissionais e da instituição", anunciou.

 

Em 2009, Rocha ressalta que a qualificação do quadro docente do IFRS atingia uma porcentagem de 20% com doutorado, 49% com mestrado, 24% com especialização e 7% com graduação.

 

Foi apresentada uma proposta de tramitação de projetos de pesquisa, que inicia na Coordenação de Pesquisa de cada Campus, passa pela Direção Geral, pelo Departamento de Administração e Planejamento (setores financeiro e jurídico) e somente depois de aprovado é encaminhado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPI). Segundo Rocha, a PROPI já está planejando o lançamento de editais e a concessão de bolsas de pesquisa para 2011.

 

Todas as ações de extensão, desde a realização de parcerias, convênios, congressos, fóruns, feiras e eventos relacionados devem ser registrados pelas coordenações de extensão dos campi. A informação foi divulgada pelo Pró-Reitor Lenir Hannecker na reunião.

 

A ideia é dar visibilidade ao Instituto ao mapear e registrar tudo o que é feito na área de extensão.

 

Outra reunião será agendada para, no máximo, daqui a 15 dias no Campus, com o intuito de prosseguir as discussões sobre pesquisa e extensão no IFRS.

Galeria

O Pró-Reitor de Extensão Lenir Antonio Hannecker citou a importância de registrar todas as ações de extensão do IFRS

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003