Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

I Fórum Regional do Leite reúne estudantes, profissionais e produtores rurais no Campus para debater sobre perspectivas de qualidade

Atividade prática com dinâmicas de máquinas e equipamentos no setor de Bovinocultura do Campus

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão sediou o I Fórum Regional do Leite com o tema "Perspectivas de qualidade". O evento aconteceu no dia 10 de agosto no ginásio de esportes da Instituição.

A abertura oficial foi às 9 horas e contou com a presença do diretor-geral do Campus Sertão Odair José Spenthof, do prefeito municipal Marcelo D Agostini e do gerente da regional de Erechim da EMATER/ASCAR-RS Nilton Cipriano Dutra de Souza. Fez parte da mesa, tambem, o médico veterinário Fábio Hanel, representando a Cooperativa Santa Clara, e Vagner Chimento representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O gerente da regional de Erechim da EMATER/ASCAR-RS Nilton Cipriano Dutra de Souza destacou que foi preciso coragem para realizar o Fórum diante de um momento de dificuldades. O prefeito municipal Marcelo D Agostini lembrou que o evento teve início em 2014 e que se tornou regional na edição de 2016. "O Fórum é resultado de pesquisas que apontaram o município de Sertão como um dos que mais produzem leite na região. Sabendo da importância da qualificação dos produtores e profissionais, a Prefeitura Municipal teve a iniciativa de realizar um evento sobre a cadeia produtiva do leite com o intuito de gerar a troca de conhecimento, aprendizados e novas ideias", disse.

Para o diretor-geral do Campus Sertão Odair José Spenthof, é nos momentos de crise que surgem as melhores ideias. "Este evento é um bom exemplo de como superamos as crises: desenvolvendo parcerias, trabalhando de forma conjunta", salientou. Spenthof também falou da responsabilidade social do Campus enquanto instituição de ensino pública: "temos a obrigação de auxiliar na difusão da tecnologia e do conhecimento", acrescentou.

A programação de palestras iniciou com o debate sobre o tema "Sanidade ruminal em vacas leiteiras x composição do leite: soluções para reduzir as perdas" com o médico veterinário, mestre e doutor em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria e professor da IDEAU e da UNICRUZ, Ricardo Xavier Rocha.

A segunda palestra da manhã foi sobre a qualidade do leite com o Médico Veterinário, doutor em Ciências Veterinárias pela UFRGS, professor da UPF e coordenador do Serviço de Análises de Rebanhos (SARLE) Leiteiros, Carlos Bondan.

Ao meio dia foi servido almoço na comunidade de Engenheiro Luiz Englert.

O retorno das atividades no turno da tarde foi às 13h30min com a palestra "Bem estar animal", ministrada pelo Engenheiro Químico e Agrônomo, Doutor em Bem Estar Animal pela UFSC e servidor da EMATER/RS - ASCAR, Vilmar Fruscalso.

Uma dinâmica de máquinas e equipamentos e a exposição e trabalhos científicos e de extensão desenvolvidos no Campus encerrou as atividade do Fórum. As demonstrações práticas foram realizadas no setor de Bovinocultura do Campus a partir das 15 horas.

Galeria

Mestre de cerimônias da abertura oficial, Valdir Schafer Mesa de autoridades Mesa de autoridades Gerente da regional de Erechim da EMATER/ASCAR-RS Nilton Cipriano Dutra de Souza Prefeito municipal de Sertão Marcelo D Agostini Diretor-geral do Campus Sertão Odair José Spenthof Estudantes, profissionais e produtores participaram do evento Palestra "Sanidade ruminal em vacas leiteiras x composição do leite: soluções para reduzir as perdas" com o professor da IDEAU e da UNICRUZ, Ricardo Xavier Rocha O estudante do curso de Agronomia do Campus Augusto Posser conduziu o cerimonial do evento após a abertura oficial Palestra sobre a qualidade do leite com o Médico Veterinário, doutor em Ciências Veterinárias pela UFRGS, professor da UPF e coordenador do Serviço de Análises de Rebanhos (SARLE) Leiteiros, Carlos Bondan Palestra "Bem estar animal", ministrada pelo Engenheiro Químico e Agrônomo, Doutor em Bem Estar Animal pela UFSC e servidor da EMATER/RS - ASCAR, Vilmar Fruscalso Apresentação de trabalhos científicos e de extensão desenvolvidos no Campus Apresentação de trabalhos científicos e de extensão desenvolvidos no Campus Apresentação de trabalhos científicos e de extensão desenvolvidos no Campus Apresentação de trabalhos científicos e de extensão desenvolvidos no Campus Apresentação de trabalhos científicos e de extensão desenvolvidos no Campus Apresentação de trabalhos científicos e de extensão desenvolvidos no Campus Apresentação de trabalhos científicos e de extensão desenvolvidos no Campus Apresentação de trabalhos científicos e de extensão desenvolvidos no Campus Atividade prática com dinâmicas de máquinas e equipamentos no setor de Bovinocultura do Campus Atividade prática com dinâmicas de máquinas e equipamentos no setor de Bovinocultura do Campus Atividade prática com dinâmicas de máquinas e equipamentos no setor de Bovinocultura do Campus Atividade prática com dinâmicas de máquinas e equipamentos no setor de Bovinocultura do Campus

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003