Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Museu itinerante da Informática realiza segunda exposição

Visitaram a exposição cerca de 130 pessoas entre professores e alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Ponche Verde de Sertão na tarde da última sexta (12/08)

O Museu itinerante da Informática, vinculado ao projeto de extensão "E-Lixo: da conscientização ao descarte ambientalmente correto" do Campus, teve sua segunda exposição. Desta vez foi na Escola Estadual de Ensino Médio Ponche Verde de Sertão, na tarde da última sexta (12/08).

Visitaram a exposição cerca de 130 pessoas entre professores e alunos da escola. Além das peças catalogadas pelo museu, foi realizada uma exposição de meta-arte, exibido o vídeo explicativo sobre o projeto e os visitantes puderam jogar memória seletiva, um jogo montado com peças e equipamentos arrecadados no Mutirão do Lixo Eletrônico.

Criado em 2011, o projeto de extensão "E-Lixo: da conscientização ao descarte ambientalmente correto" realiza um mutirão de arrecadação de materiais eletroeletrônicos obsoletos ou estragados anualmente. Dos equipamentos arrecadados, a maior maior parte é encaminhada após o período de coleta à empresa Recycle de Passo Fundo que dá o destino ambientalmente correto a cada um dos equipamentos. Mas os integrantes do projeto e a coordenadora Lis Ângela De Bortoli perceberam que a diversidade de materiais e do seu período de fabricação poderia dar origem a outro projeto: a criação de um museu da informática itinerante.

O museu conta com aparelhos celulares lançados a partir de 2003, máquina de escrever elétrica, impressora matricial, HDs, disketes desde 1995 (o mais antigo com capacidade de armazenamento de apenas 256 bytes), notebooks e até um laptop Commodore com memória de 1MB de 1990. Tudo foi arrecadado através do Mutirão. O museu também expõe trabalhos de Meta Arte feitos com os materiais arrecadados.

Atualmente o projeto "E-Lixo: da conscientização ao descarte ambientalmente correto" é coordenado pela professora Lis Ângela De Bortoli e conta com a atuação do professor Tiago Guimarães Moraes e de cinco bolsistas, sendo três do curso de Tecnologia e Análise em Desenvolvimento de Sistemas - Tays Zanolla, Ana Paula Brandalise e Nathalie Sbeghen - um do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática - Henrique Montemezzo - e uma do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental - Ana Paula Vanin.

 

 

Galeria

Visitaram a exposição cerca de 130 pessoas entre professores e alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Ponche Verde de Sertão na tarde da última sexta (12/08) Visitaram a exposição cerca de 130 pessoas entre professores e alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Ponche Verde de Sertão na tarde da última sexta (12/08) Visitaram a exposição cerca de 130 pessoas entre professores e alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Ponche Verde de Sertão na tarde da última sexta (12/08)

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003