Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

De malas prontas para a França

Maurício Kunz e Franciele Silva dos Santos foram selecionados para as vagas oferecidas na França

No mês de maio mais dois estudantes do curso Técnico em Agropecuária do Campus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) viajarão para a França, onde permanecerão 7 meses realizando seu estágio curricular. Maurício Kunz e Franciele Silva dos Santos foram selecionados para duas vagas oferecidas por produtores franceses por intermédio do agrônomo, também francês, Stéphane Chouen, Coordenador do Departamento de Vendas da Semeato na Europa. Através dele, já foi disponibilizado o estágio de Henrique Tortelli na França em 2009.

 

Franciele, que era presidente do Centro Cívico do Campus Sertão, está na expectativa de aprender a falar a língua francesa, além de adquirir novos conhecimentos e conhecer uma nova cultura.

 

"Quando voltar, espero ter uma oportunidade de trabalho onde eu possa compartilhar o aprendizado de lá", diz.

 

Residente em Tapejara, ela partirá para uma propriedade na região de Mont Louis Sur Loire na França.

 

A estudante lembrou-se da infância, quando ia com sua avó na casa de uma vizinha cujo filho estudou na instituição e após formado Técnico em Agropecuária mudou-se para o estado do Mato Grosso. "Ouvia as histórias de como ele estava bem profissionalmente e financeiramente e isso me despertou a vontade de buscar melhores condições de vida em outro estado também", confessa.

 

Sobre as dificuldades que acredita encontrar na França, Franciele cita a questão da língua, embora avalie ser uma pessoa comunicativa, com facilidade de interação.

 

Para os colegas que desejam seguir seus passos, a jovem aconselha que é necessário se dedicar e aproveitar ao máximo os conhecimentos repassados nos três anos do curso. "Tem que entrar na instituição com um objetivo fixo, estudar bastante e ser responsável. Quando a gente menos esperar o sonho se realiza", comenta.

 

O ex-patrão do CTG Tropeiros da Cultura, Maurício Kunz, está empolgado com a oportunidade de conhecer uma cultura diferente e aprender uma nova língua. "São fatores que podem abrir muitas portas depois que eu voltar", explica.

Como sempre teve vontade de viajar e tentar um estágio no exterior, Maurício fazia aulas de inglês. "Eu planejava ir aos Estados Unidos", conta. Apesar disso, diz que não imaginava quando ingressou na instituição que teria esta oportunidade. "Eu até tinha conseguido um estágio em São Paulo, mas a experiência na França será um diferencial na minha vida, primeiro porque vou aprender uma nova língua, conhecer técnicas e cultivares diferentes e, segundo, pela bagagem cultural que vou adquirir", salienta.

 

O que o encorajou a concorrer a vaga de estágio na França foi o fato de contar com o apoio da família e de já ter informações sobre o país. "Meu cunhado já teve a oportunidade de conhecer a França e me contou que o país é muito interessante. Quem não gostaria de conhecer os castelos, as montanhas e os pontos turísticos de lá", indica. Além disso, o estudante trabalhará na área que tem mais afinidade, que é a produção de alimentos (grãos).

 

Maurício já está fazendo aulas de francês e buscando conhecer a história do país. Ele ficará na região de Champagna - Ardennor.

 

Fica a dica do jovem para quem busca uma oportunidade de estágio em outro país: "estudar bastante, se dedicar, manter uma boa postura, um bom comportamento, ter responsabilidade e ser um aluno participativo, esforçado".

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003