Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Estudantes do Campus estão em Uberlândia disputando a última fase da OBAP 2016

Integrantes das duas equipes que representarão o Campus na OBAP

O Campus Sertão tem duas equipes disputando a fase presencial da Olimpíada Brasileira de Agropecuária 2016 que acontece de 7 a 9 de outubro em Uberlândia, Minas Gerais. A equipe "Repensando as Ciências Agrárias" está sob orientação do professor Adriano Michel e é formadada pelos estudantes Julio Tagliari Balestrin (T.31), Leonardo Meirelles da Silva (T.31) e Vinicius Rampazzo (T.31). A equipe "TecSetão" está sob orientação do professor Clever Variani e é formada pelos estudantes Anderson Dalzotto De Nardi (T.33), Dieferson Frandaloso (T.33) e Francisco Miguel Huppes (T.33).

A OBAP é uma competição científica nacional destinada aos alunos do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais de todo Brasil. O objetivo da Olimpíada Brasileira de Agropecuária é estimular o ingresso de jovens do ensino médio/técnico integrado, concomitante e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre eles. A fim de promover uma maior produção de inovações tecnológicas e desenvolvimento regional, retornando assim, para a sociedade brasileira, benefícios originados da melhoria no ensino público de nível médio e técnico ligados à agropecuária.

A competição tem três fases em que os alunos realizam as provas individualmente, sendo as duas primeiras fases virtuais e a última fase presencial.

A fase presencial consiste em duas etapas: na primeira, as equipes classificadas deverão realizar prova prática proposta pela organização, cujo valor será 5 pontos para a equipe; na segunda etapa cada integrante fará prova individual contendo vinte questões objetivas que valerão 1 ponto para cada a resposta correta e menos 1 ponto para cada resposta errada; quatro questões discursivas, valerão 5 pontos cada, nas áreas descritas no conteúdo programático.

A equipe que conquistar a 1ª colocação se classificará para a etapa final mundial no Japão (confirmar se vai ser lá mesmo e provavelmente ocorrerá em 2017).

De acordo com o estudante Dieferson Frandaloso (T.33) da equipe "TecSetão" é uma honra poder representar o Campus na competição. "É a primeira vez qua faço uma viagem tão distante. Participar da OBAP é uma oportunidade incrível para estudar, conhecer novos locais e estar em contato com estudantes de outras instituições", diz.

O estudante Julio Tagliari Balestrin (T.31) da equipe "Repensando as Ciências Agrárias" também está cheio de expectativa para a viagem: "espero representar positivamente o Campus. É muito importante que as outras turmas se interessem pelo evento e também tenham esta oportunidade", comenta.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003