Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

I SerTão Aplicado: 112 trabalhos orais foram apresentados nas áreas de ensino, pesquisa e extensão

Conferência "A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão"

De 3 a 5 de outubro aconteceu no Campus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) o I SerTão Aplicado, um evento que reuniu as três mostras realizadas na Instituição: a 6ª Mostra de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação, a 5ª Mostra de Extensão e a 1ª Mostra de Ensino.

Foram mais de 112 trabalhos orais apresentados na terça-feira, dia 04 de outubro, todos vinculados aos projetos de ensino, pesquisa e extensão do Campus que são fomentados com recursos próprios ou com recursos externos. Na quarta-feira, dia 05, aconteceram o minicursos: Como falar em público; Processamento de dados quantitativos; Redação Científica; e Currículo Vitae e uso das redes sociais.

De acordo com a diretora de Ensino em exercício, Leila de Almeida Castillo, foram apresentados 24 projetos na área do ensino que envolveram 62 estudantes bolsistas e 24 servidores coordenadores dos projetos. Passaram pelas salas de apresentação dos projetos de ensino mais de 300 estudantes durante a terça-feira (04/10).

Na avaliação de Leila, o evento foi uma excelente oportunidade de "saber o que se faz e quem faz". Segundo ela, os estudantes da 1ª série dos cursos integrados ao Ensino Médio tiveram a oportunidade de participar das apresentações de trabalho e se motivarem para serem também bolsistas nos próximos anos. "Também avalio positivamente o fato de termos contemplado todos os turnos com atividades importantes. E que venha a real indissociabilidade entre Ensino pesquisa e Extensão", comenta.

A área da pesquisa teve 50 trabalhos que foram apresentados por alunos que são bolsistas e/ou voluntários, por estudantes do curso de especialização do Campus e por técnicos administrativos que desenvolvem pesquisas em cursos de pós-graduação.

Conforme o diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Campus, David Peres da Rosa, na área da pesquisa os trabalhos abrangeram as ciências agrárias, biológicas, da computação, geociências, ciências sociais e aplicadas e ciências humanas. "Todos foram avaliados e muito elogiados pelas bancas, pelas excelentes pesquisas realizadas no Campus", destaca.

Na área da extensão foram apresentados 38 trabalhos, vinculados a 23 projetos de extensão, contemplando o montante de 66 alunos bolsistas/voluntários. Os trabalhos apresentados abrangeram as áreas temáticas de Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho.

De acordo com o diretor de Extensão do Campus, Dagmar Pedro Tamanho, nas apresentações da Extensão o trabalho destaque que atingiu a melhor nota na banca, foi o trabalhointitulado: "Auxiliando o desenvolvimento de lógica em estudantes do ensino fundamental da escola do distrito Eng. Luiz Englert", apresentado pelos alunos Luiz Fernando Barrozo e Michel Gonçalves, Orientados pelo Prof. Emerson Rogério de Oliveira Júnior.

 

Conferência de abertura aborda a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão

A abertura oficial do evento foi na noite de segunda-feira, dia 03 de outubro, no Centro Cultural 5 de Novembro de Sertão. Antes da solenidade, houve uma recepção musical preparada pelo Projeto de Extensão Banda Musical. Compôs a mesa das autoridades na cerimônia de abertura a Pró-reitora de Extensão do IFRS Viviane Silva Ramos; o diretor-geral do Campus Sertão Odair José Spenthof; o diretor do Departamento de Pesquisa do Campus David Peres da Rosa; a diretora de Extensão em exercício Ivone Taderka; e a diretora de Ensino em exercício Leila Castillo de Almeida.

Após breves pronunciamentos de acolhida dos estudantes e desejos de um evento proveitoso, teve início a conferência de abertura do SerTão Aplicado com o tema: "A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão". A mesa teve como mediador o professor de História, Mestre em Educação Roberto Sander e teve como debatedores os Pró-reitores de Extensão Viviane Silva Ramos, de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Eduardo Girotto e o Pró-reitor adjunto de Ensino Rodrigo Ernesto Schröer.

O Pró-reitor adjunto de Ensino Rodrigo Ernesto Schröer destacou que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é avaliada e pontua nas avaliações de cursos feitas pelo Ministério da Educação.

A evolução e o crescimento da pesquisa pautaram a fala do Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Eduardo Girotto. Ele também aconselhou aos estudantes: "participem de qualquer atividade que vá além da sala de aula, pois a construção do conhecimento não acontece apenas na relação aluno-professor. Não deixem de participar dos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no Campus. É uma ótima oportunidade para criar um diferencial na carreira".

A Pró-reitora de Extensão Viviane Silva Ramos explicou que a indissociabilidade parte das matrizes curriculares dos cursos. "É nas disciplinas que surgem os questionamentos que se transformam em projetos de pesquisa. A extensão é a aplicação do conhecimento na comunidade", expôs. A Pró-reitora também deu exemplos práticos de como construir e desenvolver programas no Campus observando o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Amarrando as três falas, o professor Roberto Sander evidenciou que o objetivo de todos é viver bem e é "com a produção de conhecimento científico e acadêmico que podemos ajudar as pessoas a viver bem, a viver melhor".

Galeria

Apresentação da Banda Musical Mesa de autoridades na abertura oficial do evento Público presente na conferência de abertura Público presente na conferência de abertura Público presente na conferência de abertura Conferência "A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão" Pró-reitor adjunto de Ensino Rodrigo Ernesto Schröer Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Eduardo Girotto Pró-reitora de Extensão Viviane Silva Ramos Foram mais de 112 trabalhos orais apresentados, além dos minicursos Foram mais de 112 trabalhos orais apresentados, além dos minicursos Foram mais de 112 trabalhos orais apresentados, além dos minicursos Foram mais de 112 trabalhos orais apresentados, além dos minicursos Foram mais de 112 trabalhos orais apresentados, além dos minicursos Foram mais de 112 trabalhos orais apresentados, além dos minicursos

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003