Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Encontro do Ciclo de Estudos Interfaces da Formação Humana e a Formação Profissional aborda a temática da inclusão

A convidada especial da tarde, professora Marcia Zeni Botton da APAE de Getúlio Vargas, apresentou uma fala a respeito do trabalho do professor com o estudante com deficiência

Na tarde de 21 de outubro foi realizado mais um encontro do Projeto de Ensino Ciclo de Estudos: interfaces da formação humana e a formação profissional sob a temática "Inclusão e algumas proposições pedagógicas no cotidiano da sala de aula". Professores e técnicos administrativos do Campus participaram do encontro.

Após a dinâmica de abertura, no espaço Momento especial: troca de ideias, experiências e conhecimentos, a servidora Vanda Aparecida Fávero Pino apresentou sua pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Letras da UPF a nível de mestrado, realizada no IFRS - Campus Sertão sob o título "Evasão e permanência de estudantes indígenas no IFRS - Campus Sertão: os discursos que permeiam o processo". O objetivo geral da pesquisa foi identificar, por meio dos temas manifestados nos discursos da comunidade acadêmica os fatores que possam estar contribuindo para a evasão dos estudantes indígenas no IFRS - Campus Sertão. Os resultados obtidos na pesquisa apontam que as causas da evasão estão relacionadas às dificuldades financeiras; baixo rendimento escolar; diferenças culturais; manifestação de preconceito ou discriminação; não representação/reconhecimento das identidades indígenas no currículo.

Na sequência, o pedagogo João Anselmo Meira apresentou a equipe do Napne e a estudante do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas e estagiária do Napne, Cíntia Moraes apresentou o trabalho que o Núcleo desenvolve no Campus tratando sobre o trabalho do NAPNE, do fluxograma de atendimento pelo núcleo incluindo desde a matrícula dos estudantes com necessidades específicas até a proposição de ações efetivas no sentido de atender as demandas.

A professora Leila de Almeida Castillo, dando continuidade às atividades da tarde, tratou do tema das necessidades específicas, apresentando a pirâmide das necessidades de Maslow. Mostrou exemplos de como as necessidades fisiológicas afetam o aprendizado e desenvolvimento do estudante. Leila também refletiu sobre a espectativa versus a realidade do que o docente encontra em sala de aula. Segundo ela, a realidade muitas vezes se encontra distante do que é almejado cabendo ao professor perceber e se reprogramar para esta realidade em sua sala de aula. Leila também tratou do autismo e sobre a importância de uma rotina para pessoas com espectro autista, pois isso proporciona segurança a estes indivíduos. Além disso, referiu que o professor deve ser referência dos estudantes com deficiência e a importância desta relação, que tem de ser construída e também ressaltou que observar esses pontos é saudável para salas de aula com ou sem inclusão.

Por fim, a convidada especial da tarde, professora Marcia Zeni Botton, da APAE de Getúlio Vargas, apresentou uma fala a respeito do trabalho do professor com o estudante com deficiência. A palestrante iniciou falando que igualdade não significa justiça e do desafio do professor para tratar das dificuldades específicas de seus alunos. Segundo a docente, a responsabilidade do professor é de preparar os estudantes independente de suas limitações. Neste sentido, abordou alguns métodos que os professores podem usar para amenizar as dificuldades em sala de aula, apresentando também suas experiências como professora de pessoas com deficiência. Após as apresentações, foi aberto espaço para reflexões e questionamentos pelos servidores presentes.

Galeria

A servidora Vanda Aparecida Fávero Pino apresentou sua pesquisa de mestrado O pedagogo João Anselmo Meira apresentou a equipe do Napne A estudante do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas e estagiária do Napne, Cíntia Moraes apresentou o trabalho que o Núcleo desenvolve no Campus A professora Leila de Almeida Castillo tratou do tema das necessidades específicas

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003