Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Estudantes do Campus Sertão são destaque no XXVII Congresso Brasileiro de Zootecnia - Zootec

Estudante Natieli Todero

Três estudantes do Campus Sertão participaram do XXVII Congresso Brasileiro de Zootecnia - Zootec - entre os dias 22 e 24 de maio, em Santos/SP. Natieli Todero, Leandro Sabei e Cleimar Grespin, acadêmicos do curso de Zootecnia, apresentaram seis trabalhos no evento, sendo cinco da área da pesquisa e um da extensão.

Cleimar Grespan apresentou os projetos de pesquisa "Ordenha Robótica: motivações e custo de implantação" e "Otimização de fatores (terra, animal e mão-de-obra) em três diferentes sistemas de produção de leite", este último selecionado como um dos trabalhos inovadores do Zootec. A orientação é da professora Raquel Breitenbach e o trabalho também é desenvolvido pelo estudante Giovani Maurício Gatti. Para Cleimar Grespan, participar de eventos como esse permite um crescimento tanto pessoal quanto profissional, pois há troca de experiência com pessoas de diversas universidades. O estudante também observa que o evento é uma importante oportunidade para divulgar os projetos desenvolvidos dentro do Instituto Federal fomentando o curso e a instituição. "Estar entre os trabalhos citados como inovação é gratificante, pois há um reconhecimento do esforço em desenvolver os projetos, além de divulgar o curso de zootecnia e a instituição", comenta.

Os trabalhos de pesquisa apresentados pela estudante Natieli Todero foram "Determinação das frações de carboidratos e proteínas de silagens de bagaço de maçã" sob orientação de Denise Bilibio e Fernanda Alves de Paiva, e "Levantamento do rendimento de forrageiras no outono no IFRS-Campus Sertão" sob orientação de Maria Tereza Soster Bolzon. Natieli foi destaque na Revista de Zootecnia Brasileira, citada pela Comissão Julgadora do prêmio da Associação Brasileira de Zootecnia "Estudante Dez" (Destaque Estudantil em Zootecnia). O prêmio é entregue durante a sessão solene de abertura do Zootec. O currículo e o trabalho de Natieli obteve menção de destaque no prêmio deste ano.

"Participar do Zootec proporcionou a troca de experiências com alunos de Zootecnia e instituições de todo o país, identificar-se com as dúvidas e anseios de outros alunos, e conhecer um pouco das diversas culturas. Apresentar trabalhos em eventos científicos contribui para a formação acadêmica, melhora a oratória, e ainda enriquece o currículo. Ainda, é possível observar os projetos de pesquisa e extensão que são desenvolvidos nos diferentes locais, conhecer suas problemáticas, e as possíveis soluções, pois não sabemos onde iremos trabalhar, e isso contribuiu para agregar experiência", comenta.

Natieli também fala da indicação ao prêmio Estudante Dez: "ser indicada ao Estudante Dez é gratificante, pois há um reconhecimento de todo esforço ao longo da vida acadêmica. Em muitos momentos nos sentimos desmotivados e isso se torna um combustível para seguir buscando sempre conhecimento, e agregando ainda mais nas diversas atividades desenvolvidas. Ainda, é importante para fomentar o curso de Zootecnia, e demostrar que embora sendo novo aqui no IFRS, é de qualidade e possibilita chances reais de fazer projetos, e participar de eventos", destaca.

No Zootec, o estudante Leandro Sabei também apresentou o Projeto de Extensão "Conhecendo a avicultura e a bovinocultura de leite nos setores do IFRS- Campus Sertão", sob orientação da professora Juliana Márcia Rogalski, o projeto de pesquisa, "Avaliação comportamental do uso de poleiro em frangos com diferentes idades", sob orientação da professora Rosangela Poletto Cattani.

Conforme Leandro Sabei, "o evento envolveu pessoas de todas as regiões brasileiras, nos possibilitando sociabilizarmos e discutirmos sobre oportunidade e problemas encontrados durantes os processos de formação acadêmica. O fato de expormos trabalho sejam eles de pesquisa, extensão ou ensino, torna-se um modo de divulgar a nossa instituição e o potencial que seus integrantes podem desenvolver". Ele enfatiza, ainda, que o projeto de pesquisa foi realizado em parceria com a Animal Welfare Science Centre, University of Melbourne, Melbourne, Austrália.

Todos agradecem às orientadoras e ao Campus pelo apoio recebido.

Galeria

Estudante Cleimar Grespin Estudante Leandro Sabei  Estudante Natieli Todero Estudante Leandro Sabei Estudante Cleimar Grespin

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003