Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Integração de ensino e extensão consolida aprendizado dos estudantes e (in)formação dos agricultores

Estudantes do IFRS Campus Sertão e agricultores de Pontão-RS em atividade de ensino e extensão.

No dia 29 de Junho a turma 2014 de Zootecnia do IFRS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul)-Campus Sertão voltou ao município de Pontão para levar e apresentar aos agricultores a análise sistêmica gerencial de seus estabelecimentos agropecuários. Essa atividade foi desenvolvida na disciplina de Administração Rural, coordenada pela Profª Dra. Raquel Breitenbach e com importante e fundamental colaboração da EMATER de Pontão. Tal ação consistia em três etapas:

1) Primeira visita nas propriedades previamente selecionadas pelos técnicos da EMATER do município, objetivando diálogo e entrevista com os agricultores. Nesta etapa foram coletadas informações sobre a gestão dos estabelecimentos, relações comerciais, custos de produção e perspectivas futuras;

2) O segundo momento foi realizado no IFRS-Campus Sertão, quando os estudantes, com orientação da professora, analisaram os dados da propriedade; traçaram o perfil gerencial dos agricultores; analisaram forças, fraquezas, oportunidades e ameaças das propriedades; definiram as estruturas de mercado em que transacionam os agricultores; calcularam e analisaram custos de produção de todas as atividades desenvolvidas; estudaram criticamente as estratégias utilizadas pelos agricultores; bem como traçaram alternativas para a melhoria das unidades de produção agropecuárias estudadas;

3) A última etapa consistiu em levar e apresentar esses resultados para os agricultores, tendo o objetivo de dar um retorno para a comunidade local, bem como aumentar o aprendizado dos estudantes.

As atividades práticas de ensino podem permitir experiências de aprendizado mais amplas aos estudantes, já que visualizam como os conteúdos teóricos podem ser aplicados na prática. Ou seja, como tais assuntos auxiliarão na vida profissional dos estudantes. Além disso, atividades como esta integram ações de extensão e permitem que o público assistido, no caso os agricultores, também sejam beneficiados.

Por fim, destaca-se que os estudantes se comprometem mais com as atividades quando tem um objetivo maior que não só a obtenção de nota na disciplina. No caso do curso de Zootecnia, os conteúdos abordados e atividades desenvolvidas nessa experiência estão dentre as principais atribuições do profissional. Muitas dificuldades encontradas nos trabalhos da disciplina coincidem com as dificuldades que encontrarão quando formados e atuando profissionalmente, servindo a atividade como uma prévia.

Galeria

Estudantes do IFRS Campus Sertão e agricultores de Pontão-RS em atividade de ensino e extensão Estudantes do IFRS Campus Sertão e agricultores de Pontão-RS em atividade de ensino e extensão.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003