Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Tem início a 3ª Semana Acadêmica do curso de Zootecnia

Programação da 3ª Semana Acadêmica do curso de Zootecnia

O Centro Acadêmico de Zootecnia do Alto Uruguai (CAZAU), formado por acadêmicos do curso de Zootecnia do Campus Sertão do IFRS, em conjunto com a coordenação do curso, promove de 21 a 25 de agosto sua 3ª Semana Acadêmica. O principal objetivo desta semana acadêmica, é difundir o conhecimento das áreas da Zootecnia, através de palestras, promovendo o espaço para aprendizagem, reflexão, discussão e aprimorar o conhecimento dos estudantes nas áreas abordadas.

A solenidade de abertura foi na manhã de segunda-feira, dia 21/08. Compuseram a mesa de autoridades o Diretor-Geral do Campus Sertão, Odair José Spenthof; o Diretor de Ensino Roberto Valmorbida de Aguiar; a coordenadora do curso de Zootecnia, Rosângela Poletto Cattani; e o Presidente do Centro Acadêmico, Darlan Dirings Cesca.

A primeira atividade foi uma mesa redonda os zootecnistas e ex-alunos do curso, Roger Hoffmann, Marina Mecca Hannecker, Tiago de Nardi e Raian Quadros. Na oportunidade, eles explanaram sobre suas experiências pós-curso.

Em seguida, o professor Elisio de Camargo Debortoli palestrou sobre o tema: "Análise econômica e organizacional de sistemas de produção de ovinos para carne".

À tarde, o pesquisador do IAPAR de Pato Branco, André Luís Finkler da Silveira, falará sobre: "Estratégias de alimentação de caprinos de corte em pastejo".

A evolução da Zootecnia e Zootecnista no Brasil será o tema da próxima palestra de Bráz Roberto Sebastião Schettini.

Para encerrar as atividades do primeiro dia da Semana Acadêmica, haverá um bate-papo sobre a atuação do Zootecnista na gestão rural de propriedades.

Na terça-feira, 22/08, a professora Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Taciana Diesel, abordará o tema: "Bem estar no manejo pré-abate de suínos". "Nutrição da fêmea suína em lactação" será o tema da palestra da palestra do professor da Universidade Federal de Santa Maria, Vladimir de Oliveira. A pós-doutoranda na Embrapa Suínos e Aves/CNPq Concórdia e professora substituta do Campus Sertão Edenilse Gopinger falará sobre o uso de alimentos alternativos na dieta de suínos.

No turno da tarde, Fernando de Castro Tavernari, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, palestrará sobre a contribuição da nutrição para o desenvolvimento da avicultura.

A pesquisadora na Embrapa Suínos e Aves com foco de pesquisa em Salmonella e Sanidade Avícola, Sabrina Castilho Duarte, falará sobre: "Boas práticas de produção na prevenção de salmonella". A última palestra de terça-feira será com Daniel Quadros sobre "Inovações em índices genéticos".

Na quarta-feira, 23/08, as atividades começam com a palestra da doutoranda Valdéria Biazus sobre "Ensilagem de cereais de inverno". Na sequência, o professor do curso de Zootecnia do Campus de Palmeira das Missões da Universidade Federal de Santa Maria, Rafael Lazzari, palestrará sobre a produção de peixes em tanques rede.

A relação entre abelhas e agrotóxicos será o tema da fala da professora do Canmpus Sertão, Marcia Aparecida Smaniotto.

À tarde, o profissional Ricardo Zanella falará sobre "Nutrigenética e Nutrigenômica". Via Skype, direto da Suécia, Carlos Bosagna palestrará sobre "Epigenética". A última palestra de quarta será com Evandro Kurtz sobre eficiência produtiva.

As atividade de quinta-feira, 24/08, iniciam com a fala de Erli Biachi Boeira sobre manejo de terneiras. Em seguida, Guilherme Nunes Bolzan ministrará a palestra: "Compost Bar: desafio e segredos". A professora da Universidade Alto Vale do Rio Peixe (UNIARP), Caçador - SC, Rosana Ogoshi, palestrará sobre a importância do mercado Pet e a participação do Zootecnista.

As palestras da tarde serão com o professor e diretor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF) Hélio Rocha sobre a importância da produção de ovinos de corte nas áreas destinadas à grãos, e com Ezequiel Nólio que abordará o tema: "Ordenha robotizada como ferramenta para eficiência produtiva e maior rentabilidade econômica". As atividades encerram com a palestra de Fernando Aguirre sobre búfalos.

O último dia da 3ª Semana Acadêmica, sexta-feira, dia 25/08, terá as palestras "Diagnóstico e monitoria sorológica em avicultura" com o Supervisor Veterinário, ex-aluno do Campus Sertão, Gustavo da Rosa Fünkler; e "Cuidados com potros recém-nascidos e Ezoognósia" com João Zaffari.

A Técnica em Assuntos Educacionais do Campus, Sônia Gotler, também falará sobre a preparação para a entrevista de estágio.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003