Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Alunos do Campus são orientados sobre Aids

Palestra foi direcionada aos alunos do primeiro ano do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio...

Na tarde de terça-feira (1º de junho) os alunos do Campus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) receberam orientações sobre a prevenção ao vírus HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. A palestra faz parte das Ações Educativas de Promoção de Saúde, da Coordenação Geral de Assistência ao Educando (CGAE) através da Enfermeira Aline Figueiredo e da Psicóloga Maqueli E. Piva.

 

Na oportunidade o Frei Marcelo Monti Bica, da Casa Fonte Colombo e da Pastoral da Aids, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de Porto Alegre, palestrou no Campus Sertão, às 15 horas, no auditório. O público-alvo da palestra foi os alunos do primeiro ano do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio.

 

O Frei Marcelo fez uma palestra dinâmica e divertida, que prendeu a atenção dos alunos. Ele explicou sobre as formas de prevenção, de contágio e os riscos e consequências de várias doenças enfocando a Aids. Ao final solicitou aos educadores que continuem abordando o assunto em suas aulas, pois assim os resultados da ação serão mais significativos. Para tanto, sugeriu uma bibliografia para orientação e pesquisa: "Risco e prazer: os jovens e o imaginário da Aids", da escritora Leila Sollberger Jeolás, Editora Edwel, ano publicação 2007.

 

 

A Casa Fonte Colombo

 

Os trabalhos da Casa Fonte Colombo (Centro de Promoção da Pessoa Soropositiva) iniciaram em novembro de 1999. O projeto foi desenvolvido nos primeiros 6 anos nas dependências de um imóvel alugado com atuação de freis e de profissionais que, voluntariamente, ofereciam seu tempo e serviços aos usuários do Projeto.

 

Com o passar do tempo, o Projeto foi ganhando confiança das pessoas portadoras de HIV, bem como dos serviços e autoridades de saúde. Isso permitiu que se formalizassem parcerias com entidades da Igreja, Congregações religiosas, instâncias governamentais e não-governamentais, serviços de saúde, assistência social e empresas privadas.

 

Em 2005, com ajuda de várias organizações internacionais e o investimento da Associação Literária São Boaventura, adquiriu-se imóvel que foi reformado e ampliado.

 

A Casa Fonte Colombo é uma entidade mantida pela Associação Literária São Boaventura, pertencente à Ordem dos Frades Capuchinhos do Rio Grande do Sul.

 

Além de acolher pessoas com Aids no Centro de Convivência, os Frades Capuchinhos criaram um serviço para trabalhar exclusivamente no combate à doença, proporcionando palestras nas escolas e instituições.

 

O nome "Fonte Colombo" vem de um pequeno vilarejo onde São Francisco submeteu-se ao tratamento médico por causa de uma doença nos olhos, ocasião em que Santo ensinou aos frades o modo de estar entre os doentes.

Durante os 10 anos de atividades, mais de 150 famílias participaram da Casa Fonte Colombo. Além disso, a Casa tornou-se referência para a Igreja do Brasil e da América Latina na articulação e organização da Pastoral da Aids e na dinamização da Rede Católica frente ao HIV/Aids: América Latina e Caribe.

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003