Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Professor do Campus participa de eventos na área da pesquisa

Fernando e Jonas demonstrando os trabalhos apresentados na Reunião Técnica do Milho

Uma das premissas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, a pesquisa tem recebido atenção especial do Campus Sertão. No mês de julho, o Coordenador-Geral de Pesquisa e Inovação do Campus, professor Fernando Machado dos Santos, participou de dois eventos na área.

 

De 19 a 21 de julho de 2010, Fernando e o estagiário Jonas Lorençon participaram da 55ª Reunião Técnica Anual do Milho e 38ª Reunião Técnica Anual do Sorgo em Vacaria, um evento nacional, de realização anual que busca abordar assuntos de relevância para o setor.

 

A reunião tem o intuito de promover o desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico relacionado às cadeias produtivas do milho e sorgo, levando em consideração a importância destas culturas para o país.

 

Neste sentido, a Fepagro em parceria com a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Vacaria (ASAV), Emater e Curso de Agronomia da Universidade de Caxias do Sul foram os organizadores da edição deste ano do evento, realizada em Vacaria, contando com o apoio da Secretaria de Agricultura de Vacaria.

 

O evento é destinado aos pesquisadores, produtores rurais, engenheiros agrônomos, agentes de assistência técnica, professores e alunos de agronomia e áreas afins, representantes da indústria de insumos, agentes de crédito agrícola e demais interessados no tema.

 

Foram apresentados dois trabalhos pelo professor Fernando Machado dos Santos e pelo acadêmico do curso superior de Tecnologia em Agronegócio, Jonas Lorençon, na forma de pôster, na Subcomissão Técnica de Ecologia, Fisiologia e Práticas Culturais.

 

Os títulos são: "Avaliação do desempenho agronômico de híbridos de milho (Zea mays, L.) precoce no município de Sertão, região Norte do Rio Grande do Sul"; de autoria de Fernando Machado dos Santos, Fernanda Alves de Paiva, Juliana dos Santos, Jonas Lorençon, e Harvey Silva Ramos; e "Avaliação do desempenho agronômico de híbridos de milho (Zea mays, L.) superprecoce no município de Sertão, região Norte do Rio Grande do Sul", cuja autoria é de Fernando Machado dos Santos; Fernanda Alves de Paiva; Juliana dos Santos; Dileta Cecchetti; Jonas Lorençon & Valdir Francisco Schafer.

 

De 26 a 29 de julho de 2010, em Cascavel (PR), Fernando participou da IV Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale, sob a coordenação da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - Coodetec.

 

O evento é uma iniciativa da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e de Triticale (CBPTT), formada pela unificação das Comissões Regionais Sul, Centro-Sul e Centro e reúne, anualmente, Instituições de Pesquisa de Trigo e/ou Triticale e Instituições de Apoio, que desenvolvem atividades de assistência técnica, extensão rural, economia de produção e outros segmentos da Cadeia Produtiva do Trigo e do Triticale no País.

 

Para discutir os trabalhos sobre trigo e triticale nas últimas safras, a reunião acontece a partir de subcomissões técnicas (Difusão de Tecnologia e Sócio-Economia; Ecologia, Fisiologia e Práticas Culturais; Entomologia; Fitopatologia; Melhoramento, Aptidão Industrial e Sementes; Solos e Nutrição Vegetal), nas quais são apresentados trabalhos orais.

 

Dos 28 trabalhos orais apresentados na Subcomissão Técnica de Ecologia, Fisiologia e Práticas Culturais, o do Campus Sertão ficou entre os quatro melhores. O trabalho apresentado é intitulado "Efeitos da intensidade e número de pastejos nas características produtivas do trigo duplo propósito BRS/Tarumã". Os autores são Fernanda Alves de Paiva, Fernando Machado dos Santos, Juliana dos Santos, Renato Serena Fontaneli e Jonas Lorençon.

 

Nesta reunião, conforme Fernando, foi entregue um oficio solicitando o credenciamento do Campus para participar como instituição de pesquisa na cultura do trigo na Subcomissão Técnica de Ecologia, Fisiologia e Práticas Culturais. Na próxima reunião técnica da cultura, que será realizada pela Embrapa Oeste em Dourados (MG) será dada a resposta ao Campus.

 

Fernando destaca que a participação nos dois eventos foi fundamental para dar visibilidade ao Campus, especialmente frente às instituições de pesquisa de nível nacional e grandes empresas do setor.

 

Galeria

Apresentação do trabalho do Campus na Reunião Técnica do Trigo, feita pelo professor Fernando Reunião Técnica do Trigo foi realizada em Cascavel (PR)

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003