Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Campus é homenageado pela Câmara de Vereadores de Sertão em seu 53º aniversário

Entrega da placa de Utilidade Pública à diretora do Campus Sertão, Viviane Silva Ramos, pela vereadores Nadir Nardi Dall?Agnol

Ao completar 53 anos de criação, o Campus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), antiga Escola Agrotécnica Federal de Sertão, foi agraciado com o título de "Utilidade Pública Municipal", entregue pela Câmara de Vereadores de Sertão numa Sessão Solene realizada na própria Instituição, na noite de segunda-feira (09).

Na oportunidade, o Diretor Médico do Hospital São Vicente de Paulo, Rudah Jorge, que passou sua infância em Engenheiro Luiz Englert, recebeu o título de Cidadão Sertanense. As homenagens foram propostas pela vereadora Nadir Nardi Dall Agnol.

 

Participaram da Sessão, no auditório do Campus, os nove vereadores sertanenses, presididos por Adelar Mosi Antunes, o prefeito municipal Aldemir Sachet, o vice-prefeito Marcelo D Agostini, a diretora do Campus Viviane Silva Ramos e a reitora do IFRS Cláudia Schiedeck Soares de Souza.

 

Também se fizeram presentes o Deputado Estadual sertanense Gilberto Capoani, o presidente do Hospital São Vicente de Paulo e representante do prefeito de Passo Fundo Décio Ramos de Lima, o Pároco Padre Osório Serrão, o diretor do Campus Erechim do IFRS Sérgio Viana, a diretora de Administração e Planejamento do Núcleo Avançado de Ibirubá Migacir Trindade Duarte Flores, além de secretários municipais e representantes de entidades da região.

No início da Sessão foi feita a leitura de mensagens parabenizando o Campus e o Diretor Médico do Hospital São Vicente de Paulo, Rudah Jorge, encaminhadas pelo Deputado Gilmar Sossela, pelo Pró-Reitor de Extensão Lenir Hannecker, pelo Assessor da Assembleia Legislativa Pedro Polese e pelo presidente da Seção Sindical do Campus Sertão Volmir Lima.

 

Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Adelar Antunes, lembrou que o Campus é referência para o município. O vereador Cláudio Timm Machado destacou o orgulho de prestar uma homenagem a representantes de duas áreas fundamentais ao desenvolvimento, que são a saúde e a educação.

 

A autora da proposta das homenagens, Nadir Nardi Dall Agnol, ressaltou que o Distrito de Engenheiro Luiz Englert tem um papel fundamental na história dos homenageados, por isso a decisão de realizar a Sessão no Campus. Nadir contou que Rudah Jorge chegou à comunidade aos dois anos de idade e ali passou sua infância. Também apontou para a incorporação da estrutura física da antiga Estação Experimental de Trigo, hoje EMBRAPA, pelo Campus Sertão, dando início a sua trajetória no ensino profissional e tecnológico em 19 de julho de 1957.

 

"Sempre admirei a instituição e tinha muita vontade de estudar nela, mas na época só os homens podiam. Por isso sentia inveja do meu irmão que pôde estudar e se formar Técnico em Agropecuária. Desde aquela época eu sabia da importância da Instituição para a região", comentou.

 

De acordo com a Reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck Soares de Souza, o momento de execução do Hino Nacional foi especial para ela. "Talvez o Hino nunca tenha feito o mesmo sentido antes. Ao ouví-lo no início da Sessão, recordei da minha infância em Getúlio Vargas. Depois de aproximadamente 40 anos eu retorno à região ouvindo os versos verás que um filho teu não foge à luta, convicta de que estou retribuindo tudo o que a região me proporcionou ao contribuir com seu desenvolvimento através da atuação do IFRS", disse. Cláudia ressaltou, ainda, que o Campus Sertão tem sido modelo em diferentes aspectos para o IFRS. "Citando novamente o Hino Nacional, digo ao Campus, invertendo os versos: glórias no passado e paz no futuro'", destacou.

 

Acadêmico do curso superior de Tecnologia em Agronegócio do Campus, o vice-prefeito Marcelo D Agostini, salientou que retomou os estudos motivado pelas oportunidades oferecidas pela Instituição. "É notável a expansão do Campus nos últimos anos. A Instituição contribui cada dia mais para o desenvolvimento da região, formando profissionais que semeiam um pouco de sua história pelos quatro cantos do país", comentou.

 

Já o prefeito Aldemir Sachet destacou o extenso e invejável currículo de Rudah Jorge, ao mesmo tempo em que lembrou o significado do Campus para o município. "Quando se fala em Sertão, em primeiro lugar é lembrado da Instituição. O Campus é uma referência muito positiva para nós", observou.

 

Para a diretora do Campus, Viviane Silva Ramos, a homenagem aconteceu num momento privilegiado, jamais antes presenciado na história da Instituição. "Como professora de matemática, digo que foi uma mudança de 180 graus, com o aumento de alunos, servidores, cursos e vagas oferecidas", evidenciou.

 

Contudo, em sua opinião, independente da concessão do título de Utilidade Pública, o Campus tem o compromisso de servir à comunidade e, ainda, os gestores têm a obrigação de seguir o bom exemplo daqueles que lhe antecederam.

Rudah Jorge aproveitou seu pronunciamento para relembrar passagens da infância em Engenheiro Luiz Englert. "Todos os dias quando acordo às 5 ou 6 horas da manhã e faço meu chimarrão eu lembro do Englert e do meu pai", revelou. Diretor Médico do Hospital São Vicente de Paulo há 41 anos, Rudah tem 73 anos e é natural de Quaraí. Sua passagem em Engenheiro Luiz Englert deve-se a transferência do pai na Rede Ferroviária.

 

Os homenageados receberam da vereadora Nadir Nardi Dall Agnol placas comemorativas dos títulos entregues. Antes do término da Sessão, a diretora Viviane Silva Ramos prestou uma homenagem aos servidores da Instituição que se aposentaram em seu mandato. Ela entregou uma placa de reconhecimento ao servidor aposentado Nildemar Armange e ao irmão do vigilante aposentado Valter José Schafer, Valdir Schafer, que também é servidor da Instituição, tendo em vista que Valter não pôde se fazer presente. O professor aposentado Oscar Edison Ribeiro receberá a homenagem em outra ocasião, já que também não pôde participar da Sessão.

 

Um jantar de confraternização foi servido após a solenidade no restaurante Rovist, nas dependências da Instituição.

Galeria

Vereadores e homenageados Público presente na Sessão Reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck Soares de Souza Dr. Rudah Jorge recebendo o título de Cidadão Sertanense Homenagem ao servidor aposentado do Campus Nildemar Armange Entrega da placa de reconhecimento ao servidor aposentado Valter José Schafer ao seu irmão, o servidor Valdir Schafer Reitora Cláudia e a diretora do Campus Viviane junto aos vereadores sertanenses Um jantar de confraternização foi servido após a solenidade no restaurante Rovist, nas dependências da Instituição

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003