Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Campus assina convênio de cooperação para o desenvolvimento do Projeto Infoleite

Assinatura do convênio entre o Campus e o Projeto

O Campus Sertão firmou um convênio de cooperação com o projeto Infoleite. A assinatura do convênio aconteceu no ato de início oficial das atividades do Projeto na quarta-feira (18), às 17 horas, no prédio do curso de Ciências da Computação da Universidade de Passo Fundo (UPF).

O Infoleite é um programa para a otimização de processos buscando minimizar custos e aumentar a produção leiteira, através da geração de informação confiável e controle minucioso para o gestor do agronegócio.

Será papel do Campus, nesta parceria, o fornecimento da estrutura de ordenha e animais para análise e dos próprios professores e acadêmicos que farão o levantamento dos dados.

A Coordenadora de Escola-Comunidade Maria Medianeira Possebon, o Coordenador de Pesquisa Fernando Machado dos Santos, ao Coordenador de Produção Vilmar Ulrich, o coordenador do setor de Bovinocultura do Campus Darlei Cecconello, a professora Patrícia Nascimento da Silva e os alunos Cleisson Mânica, Felipe Consalter e Giseli Ceccheti estiveram presentes no ato.

Também acompanharam o ato o Vice-Reitor de Pós-Graduação da UPF Leonardo Barcelos, o diretor do curso de Ciências da Computação e representante da Fundação UPF Marco Trentin, o Coordenador do Serviço de Análise de Rebanhos (Sarle) Carlos Bondan, o Coordenador do Parque Tecnológico do grupo GSI Alexandre Zanatta, a cliente Infoleite na primeira etapa do Projeto Ângela Sella, o Gestor do Projeto APL de Leite do Planalto do Sebrae-RS Gabriel Colle, o presidente do Pólo de Software Pedro Muller, e o Diretor de Inovação e Qualidade do Infoleite, Amilton Martins.

O evento teve início com a apresentação do projeto e seguiu com os pronunciamentos das autoridades presentes. Conforme Martins, o projeto teve início em 2009, quando foi contemplado com recursos do CNPQ. Uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais da área da Computação, da Tecnologia da Informação, da Medicina Veterinária, da Administração e do Marketing, trabalha no desenvolvimento do Infoleite. O projeto será executado em 24 meses.

No encerramento do evento, os presentes puderam conhecer os laboratórios onde o projeto está sendo desenvolvido e foi servido um coquetel com os produtos da Agroindústria do Campus Sertão.

O Projeto será lançado na próxima Agrotecno Leite, no mês de setembro. As atividades no Campus iniciam na segunda-feira, dia 23, numa reunião entre o diretor Amilton Martins, as professoras Carla Diefenbach e Patrícia Nascimento da Silva que coordenarão o projeto na instituição e os alunos que trabalharão no mesmo.

 

O programa

O projeto Infoleite agrega três tecnologias para a otimização de processos buscando minimizar custos e aumentar a produção leiteira, através da geração de informação confiável e controle minucioso para o gestor do agronegócio.

O módulo Coletor é o da coleta de dados com uso de telefones celulares, visando facilitar os registros relevantes tanto na sala de ordenha como no campo.

O Gestor é o módulo de gestão do agronegócio leiteiro projetado por pesquisadores e especialistas da área veterinária e de manejo de rebanhos leiteiros, com foco em gerenciamento de custos, produção, sanidade animal, ocupação territorial e cruzamento genético.

O terceiro módulo é o Estratégico, que se constitui na geração de gráficos, relatórios e análises das relações entre custos e resultado, revelando tendências através de uma plataforma de BI (Business Intelligence) para análise estatística, criando estratégias de apoio à tomada de decisão com ferramentas tecnológicas utilizadas em grandes propriedades.

A utilização do programa proporciona vários benefícios ao produtor, como o aumento do controle e informação gerencial da propriedade, o suporte à tomada de decisão do produtor, a diminuição de custos gerais e de alimentação, a identificação de animais com baixa produção facilitando o descarte, um menor custo por litro de leite e a geração de análises para maior produtividade por hectare.

O diferencial do programa é a facilidade e a praticidade de uso, tendo em vista que a coleta de dados pode ser feita diretamente no campo através de aparelhos celulares com GPRS, 3G e rede sem fio, com suporte de mais de 30 dias de coleta no campo sem sinal de rede. A execução de todo o sistema é feia em mini-notebooks com rede sem fio e a geração de informação e análises de estatísticas avançadas são disponibilizadas em vários formatos de gráficos e relatórios, tendo sido desenvolvido por especialistas de nutrição e veterinários.

 

Galeria

Apresentação do projeto Diretor de Inovação e Qualidade do Infoleite, Amilton Martins Coordenadora de Integração Escola-Comunidade, Maria Medianeira Possebon, representou a diretora do Campus no evento

No encerramento do evento, os presentes puderam conhecer os laboratórios onde o projeto está sendo desenvolvido

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003