Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Oficina de Leitura e Produção de Texto é oferecida aos alunos do 3º ano

A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outros processos seletivos foi a grande motivação para a realização de uma Oficina de Leitura e Produção de Texto com o alunos do terceiro ano do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. A iniciativa foi da Mestre, professora de português, Mariangela Rotta Detoni, após ouvir muitos relatos dos próprios alunos que diziam ter dificuldades com a escrita.

 

Do total de 92 alunos das quatro turmas de terceiro ano, o projeto já tem a adesão de 74 alunos. A oficina vem sendo desenvolvida todas as quartas feiras das 20 às 22 horas, no Auditório do Campus, até o final do ano letivo.

 

O projeto é aplicado de forma teórica e prática, com foco na prática de produção de textos e desenvolvimento de idéias através da leitura orientada. "Nossa intenção é que a Oficina supra, mesmo que de forma breve, o vácuo de conhecimento no campo da leitura (literatura) e da escrita (gramática), como forma revisional prática do que há determinado como conteúdo relativo à Língua Portuguesa para o terceiro ano", explica a professora.

 

Serão utilizadas na oficina as obras literárias oferecidas pela Biblioteca do Campus, a partir de seleções de textos dentro de determinadas obras, autores e períodos.

 

A oficina tem o objetivo de explorar a prática da produção de textos, a partir do plano do conteúdo, passando gradativamente, a considerar o plano da expressão; discutir os conceitos e suas implicações para a construção de textos, ampliando os exercícios de escrita, centrados na tipologia textual mais exigida pelo ENEM e pelas provas de vestibular, tendo como meta sensibilizar o aluno para as diferenças de registro e funções da linguagem em cada texto, mas sem perder as peculiaridades das tipologias.

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003