Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Missa crioula, danças, gincana e apresentações artísticas marcaram a Semana Farroupilha no Campus

Uma Missa Crioula foi celebrada pelo Padre Geraldo Colet

A programação da Semana Farroupilha no Campus Sertão concentrou-se na quinta-feira (16). Apresentações artísticas, muita dança, gincana e uma Missa Crioula integraram alunos e servidores nos turnos da tarde e da noite.

As atividades tiveram início no turno da tarde, com a abertura feita pelo Coordenador do CTG Tropeiros da Cultura, Marcos Antonio de Oliveira pelo Patrão Douglas Mokfa. A Banda Marcial do Campus executou o Hino Riograndense e apresentou outras músicas do seu repertório. A abertura aconteceu em frente ao prédio central do Campus. Na oportunidade o diretor em exercício, Odirce Teixeira Antunes, convidou servidores e alunos para participar de toda a programação.

Em seguida teve início a Gincana Farroupilha no ginásio de esportes, com brincadeiras como a corrida de carro de mão, serrar lenha com serrote de duas mãos, costurar retalho, debulhar milho, tiro de laço com vaca parada, fazer um chimarrão e tomar uma cuia até o final, dançar uma dança de salão escolhendo através de números o ritmo, puxar o carroção com cinco alunos dentro, torneio de Truco entre as turmas, guerra de travesseiros e dança da cadeira com pares. Até um grupo formado por professores e técnicos administrativos participou da gincana.

O Padre Geraldo Colet, da Paróquia Santo Antônio de Passo Fundo, rezou uma Missa Crioula a partir das 19 horas. De pala branco, ao invés da tradicional batina, o Padre utilizou uma linguagem bem característica dos gaúchos nas orações e no sermão.

Uma mostra de danças com a participação do CTG Tropeiros da Cultura e do CTG Pago da Cultura do Campus Concórdia do Instituto Federal Catarinense encerrou a programação. Apresentaram-se, na oportunidade, as invernadas de danças e as invernadas de danças birivas das duas instituições. A integração seguiu com um típico baile gaúcho até as 22 horas.

 

Resultado das provas:

Prova escrita:

1º lugar - turma 24

 

Gincana Farroupilha:

1º lugar - turma 14

 

Torneio de Truco:

1º lugar - turma 33

 

Guerra dos travesseiros:

1º lugar: turma 33

 

Dança das cadeiras:

1º lugar - turma 33

Galeria

Coordenador do CTG Tropeiros da Cultura, Marcos Antonio de Oliveira e o Patrão Douglas Mokfa na abertura das festividades da Semana Farroupilha do Campus Público presente na abertura Banda Marcial do Campus executou o Hino Riograndense Conhecimentos da cultura gaúcha foram exigidos nas provas, como esta de preparar um chimarrão Provas exigiram conhecimentos da cultura gaúcha, como esta, de preparar um chimarrão Foi preciso força para puxar uma carroça com cinco colegas dentro numa das provas Enquanto uns alunos participavam da gincana, outros disputavam um torneio de truco Professores também entraram na brincadeira Brincadeiras não foram tão fáceis quanto os servidores imaginavam A prova da carroça finalizou a participação dos servidores na gincana Guerra de travesseiros arrancou boas risadas dos participantes Padre Geraldo mostrou seus dotes artísticos na gaita Apresentação do CTG Pagos da Cultura do Campus Concórdia do IFC Os próprios alunos comandaram o fandango Apresentação da Invernada de Danças do CTG TRopeiros da Cultura CTG Tropeiros da Cultura apresentou a Dança do Facão A Dança da Chula teve a participação de integrantes do CTG Tropeiros da Cultura e do CTG Pagos da Querência Dança com as boleadeiras de fogo Integração entre as duas invernadas encerrou as festividades

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003