Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Professores são orientados sobre o bullying

Palestrante Ginez Leopoldo Rodrigues de Campos

O bullying foi tema de uma capacitação para formação dos professores do Campus na tarde de sexta-feira (24), no auditório da Instituição. O economista, Mestre e Doutor em Sociologia Política e professor da Universidade de Passo Fundo, Ginez Leopoldo Rodrigues de Campos ministrou a palestra "A violência no ambiente escolar: o fenômeno social do bullying".

Historicamente, o fenômeno do bullying se faz presente no ambiente escolar, principalmente numa realidade como a do Campus, onde os alunos não convivem apenas em sala de aula, mas em alojamentos oferecidos pela Instituição onde residem para estudar.

A violência no ambiente escolar sempre foi uma preocupação do corpo docente do Campus e, por este motivo, sentiu-se a necessidade de realizar uma formação sobre o assunto. Segundo Ginez, o bullying não é um fenômeno novo. "A expressão talvez seja, mas a prática não é", salientou.

Apelidos depreciativos, violência física, verbal e psicológica e o cyberbullying, praticado através da internet, configuram as principais manifestações do fenômeno. A repressão de atos de bullying começa com a educação em casa, segundo Ginez. "Amar os filhos é impor limites. Quem não respeita pai e mãe não respeita a autoridade de um professor. O mundo em que vivemos é feito de hierarquias, temos que aprender a conviver com isso", comentou.

O palestrante destacou a importância de saber identificar atos de bullying e puni-los para que a sensação de impunidade não seja um fator motivador de outros casos na Instituição.

Galeria

Professores participaram da formação sobre bullying

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003