Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Professores participam de treinamento sobre Abate Humanitário

Professores do Campus junto as instrutoras do curso

Os professores do Campus Fernanda Alves de Paiva, Juliana dos Santos, Juliano e Walter Lucca participaram de um treinamento sobre Abate Humanitário nos dias 13, 14 e 15 de outubro. O treinamento aconteceu no auditório do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo e foi ministrado pelas profissionais Juliana Vilela e Tatiane Dandin, ligadas a Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA).

O treinamento faz parte do Programa Nacional de Abate Humanitário (STEPS), o qual surgiu de um acordo firmado entre a Sociedade Mundial de Proteção Animal e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em 2008. O referido acordo visa melhorar o manejo pré-abate e o abate dos animais através de um programa de treinamento que leva em consideração as novas diretrizes comerciais e legislativas, nacionais e internacionais, relativas ao bem-estar dos animais de produção.

Dentre seus objetivos, o STEPS tem a proposta de difundir seu material didático (DVDs e Manuais) para ser introduzido no conteúdo programático das disciplinas relacionadas ao manejo pré-abate e bem-estar dos animais de produção, em cursos técnicos do ensino médio e de ensino superior (Faculdades de Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia).

São disciplinas relacionadas: Tecnologia de produtos de origem animal; Higiene e inspeção de produtos de origem animal; Zootecnia (bovinocultura de corte, suinocultura e avicultura); Etologia, bioclimatologia, ética e bem-estar dos animais; Técnico em agropecuária/agroindústria; Técnico em alimentos.

O treinamento não envolve custo de inscrição, e somente participarão Instituições de Ensino no Estado. Além de conceitos sobre bem-estar animal, tipos de abate e qualidade da carne, uma aula prática integrou a programação na manhã de sexta-feira (15), no Frigorífico Doux Frangosul.

 

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003