Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Amor é tema de palestra para alunos do 2º ano do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio

Mariangela utilizou vídeos, música e muito bom humor para falar sobre a valorização do amor

A professora Mariangela Detoni realizou um trabalho sobre o amor com os alunos do segundo ano do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. Ela ministrou a palestra "Das coisas relativas ao amor" na tarde de terça-feira (19), no auditório da Instituição.

Segundo ela, a escolha do título foi em função de que se fala em amor para falar de sexo, porém não em sexo diretamente, tendo em vista que o sexo é um tema bem conhecido pelos alunos, ao passo que o amor não o é.

"Questionei sobre quais seriam as razões de ser o amor pouco conhecido e valorizado. Concluí que o maior motivo de o amor ser pouco conhecido seria por ser pouco praticado e estimulado, até pela falta de aprofundamento no tema", aponta.

Havendo um esclarecimento a respeito dos tipos de amor e seus sintomas, bem como dos objetos que o cercam, Mariangela cita que buscou estabelecer um nível de conhecimento que valorize o sentimento e o direcione de maneira correta. "Somente através do esclarecimento é que o ser humano estabelece seus valores fundamentais", reitera.

A professora conta que procurou valorizar os diversos tipos de amor para conectar esse sentimento com a autoestima e poder abordar a questão do casamento. "Porém, face ao público adolescente, valorizamos muito mais a autoestima como ferramenta emocional, pois estamos vivendo um novo momento para a humanidade, o despertar dos nossos valores e das nossas potencialidades juntamente com a inteligência emocional. É mais do que chegada a hora de apostarmos no que temos de bom e no amor infinito que existe dentro de nós", destaca.

Mariangela ressalta que o planeta vive um momento importante de transição, "onde somos os responsáveis diretos por muitas mudanças que estão ocorrendo à nossa volta e a formação dos nossos alunos passa também por essa área humanística, que vem valorizar a educação por completo, tanto a tecnológica quanto a voltada para a humanização via civilidade e educação".

Os alunos das quatro turmas de segundo ano fizeram-se presentes na palestra, que transcorreu de maneira leve, mesmo com um tema contundente, mas que provoca uma auto-análise na medida em que os tópicos são trabalhados. A exposição foi feita de forma clara, numa linguagem que se aproximou dos jovens, através de vídeos, músicas e brincadeiras.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003