Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Avaliação Institucional foi prorrogada até 19/11

Até 19 de novembro, sexta-feira, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul passará por um período de avaliação institucional. Serão distribuídas chaves de acesso e senhas para que alunos e servidores realizem a sua contribuição ao processo de avaliação do Campus.

A iniciativa ocorre em função do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - SINAES e deverá ser finalizada no âmbito do Instituto até março de 2011. O objetivo é a melhoria da qualidade da educação, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e, especialmente, a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

 

Este é um momento para alunos e servidores expressarem suas opiniões a respeito da Instituição.

 

Abaixo algumas questões para esclarecer os objetivos e princípios da Avaliação Institucional.

 

Como se dará o processo de avaliação?

Em relação à participação da comunidade interna (alunos e servidores), será realizada uma pesquisa on-line entre os dias 8 e 17 de novembro de 2010. Cada um dos servidores do Campus receberá por email uma chave de acesso ao sistema (válida para uso único) a fim de que possam contribuir anonimamente neste processo de construção institucional.

 

Por que esta avaliação será realizada?

Este procedimento, ligado ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem como objetivo a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e, especialmente, a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das Instituições de Educação Superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

 

Quais aspectos serão contemplados?

Em razão da proposta dos Institutos Federais de verticalização do ensino, o IFRS realizará a avaliação da Instituição como um todo, em todos os níveis de ensino.

 

As dimensões a serem contempladas são as seguintes:

 

-A missão e o plano de desenvolvimento institucional;

-A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão;

-A responsabilidade social da Instituição;

-A comunicação com a sociedade;

-As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo;

-A organização e a gestão da Instituição;

-A infraestrutura física;

-O planejamento e avaliação;

-As políticas de atendimento aos estudantes;

-A sustentabilidade financeira.

 

Cada um dos 12 Campi do IFRS realizará a sua avaliação, conforme programa coletivamente elaborado, que será posteriormente consolidada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

 

CLIQUE AQUI para visualizar a apresentação Sinaes.

 

Retire a chave (senha) para avaliação na Coordenadoria de Gestão de Pessoas e depois CLIQUE AQUI para realizar a avaliação institucional.

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003