Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Bolsista do Campus apresenta dois trabalhos em eventos da área da pesquisa

Apresentação no Campus Sombrio do Instituto Federal Catarinense (IFC) durante o Salão de Iniciação à Pesquisa e Extensão

O acadêmico do curso superior de Tecnologia em Agronegócio e bolsista da FAPERGS do Setor de Agronomia II do Campus Sertão, Jonas Lorençon, representou a Instituição em dois eventos da área da pesquisa no mês de outubro.

Nos dias 22 e 23 ele apresentou um pôster do trabalho "Produtividade de 22 híbridos de milho super precoce na região norte do Rio Grande do Sul". A apresentação foi no Campus Sombrio do Instituto Federal Catarinense (IFC) durante o Salão de Iniciação à Pesquisa e Extensão. O trabalho teve a orientação do professor Fernando Machado dos Santos e das professoras Fernanda Alves de Paiva e Juliana dos Santos, com auxílio do Engenheiro Agrônomo Harvey Silva Ramos e dos acadêmicos do curso de Agronegócio Abrão Grosselli e Jonas Serro.

Conforme Jonas, o objetivo do trabalho foi demonstrar a importância do milho para o Estado, que é responsável por 9,75% da produção nacional. "Apesar dessa importância, o Rio Grande do Sul tem uma média baixa de produtividade e uma das causas pode ser a adaptabilidade das cultivares a região", aponta.

A apresentação do trabalho foi incentivada pelo professor Fernando e o acadêmico ressalta que a participação no salão foi a oportunidade de divulgar o Campus e o trabalho feito na Instituição.

Jonas também participou do 4º Congresso Nacional de Extensão Universitária e 13º Encontro de Atividades Científicas da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). O título do trabalho apresentado oralmente foi "Desempenho Agronômico de 18 Híbridos de Milho Transgênicos no Norte do Rio Grande do Sul", sob a orientação do professor Fernando Machado dos Santos, Fernanda Alves de Paiva e Juliana dos Santos. Acompanharam a apresentação acadêmicos do curso de Agronomia de Instituições de Ensino da região, extensionistas de órgãos de assistência ao produtor rural do Estado do Paraná e acadêmicos da UNOPAR.

A adaptabilidade e produtividade dos híbridos transgênicos de milho na região, em comparação com a média estadual, tende a ser maior, conforme a pesquisa feita pelo acadêmico.

As duas pesquisas foram feitas no mesmo período, de 29 de outubro de 2009, data em que foi feito o plantio dos canteiros experimentais, a 08 de abril de 2010, época da colheita.

"A participação nos dois eventos foi mais uma martelada para a lapidação da minha formação. Devemos sempre buscar sempre encarar os desafios e este foi um grande desafio para mim", destaca.

Galeria

Apresentação no 4º Congresso Nacional de Extensão Universitária e 13º Encontro de Atividades Científicas da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003