Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

CTG Tropeiros da Cultura faz bonito no XIX Encontro Tradicionalista dos Institutos Federais da Região Sul do Brasil

Invernada de Danças

O CTG Tropeiros da Cultura, mais uma vez, fez bonito na cidade de Alegrete, em sua participação no XIX Encontro Tradicionalista dos Institutos Federais da Região Sul do Brasil, no período de 12 a 15/11/2010.

O evento reuniu delegações de estudantes representantes dos 12 campi integrantes dos três Institutos Federais do Estado: Farroupilha, Rio Grande do Sul e Sul-Riograndense, juntamente com delegações representantes dos campi do Instituto Federal Catarinense.

O CTG Tropeiros da Cultura foi representado pela Invernada de Danças, Dança dos Facões, Dança da Chula, Dança com Boleadeiras de Fogo e o grupo vocal que animou boa parte do fandango de integração na segunda noite de atividades.

A invernada de Danças iniciou sua apresentação levantando o público ao interpretar a música "Eu sou do Sul". Logo após, fez como tema de entrada uma coreografia da Música "Regional" de César Oliveira e Rogério Mello, em ritmo de Chamamé, e apresentou as músicas tradicionalistas: Xote de Quatro Passi, Queromana e Tatu com volta no meio.

Com uma interpretação de alto nível, encerrou sua apresentação com a dança Pericon. O Pericom - uma dança de conjunto - é muito popular no Rio Grande do Sul, no Uruguai e na Argentina. Os dançarinos realizam as evoluções, tempos fortes de cada compasso, executando passos bem acentuadosde rancheiranos tempos fortes de cada compasso.

O Grupo de Dança dos Facões apresentou na noite de sábado após as outras delegações e de forma emocionante. Quando as luzes se apagaram o grupo relembrou a história do Rio Grande do Sul através desta dança Biriva. Dança onde os bailarinos, cada um deles com facões, cadenciam a música com precisas batidas esgrimadas, exigindo, assim, muita habilidade, destreza e precisão, a fim de evitar cortes ou eventuais acidentes entre os participantes. O encerramento dessa dança foi com forte emoção, pois o grupo vocal interpretou o Hino Rio-grandense e o chamamento ao público, através das notas musicais iniciais, levou todos a cantar juntos o emocionante hino do nosso estado.

Ainda com as luzes apagadas, o Aluno Felipe Consalter demonstrou, com muita habilidade, a arte de dançar com boleadeiras de fogo levantando o público que acompanhou o ritmo através das palmas.

Finalizando a belíssima apresentação, ainda com o acompanhamento do grupo vocal do Campus, o aluno Júnior Ferro apresentou as "Boleadeiras de Fogo Tripla", provocando muita emoção no público que aplaudiu de pé as evoluções da dança. A boleadeira de fogo tripla foi apresentada pela primeira vez nos dezenove anos de encontros tradicionalistas já realizados.

O CTG Tropeiros da Cultura teve participação ainda nas demais atividades campeiras através de seus componentes, como tiro de laço em vaca parada,tômbola musical, corrida da carroça e Circuito rural.

O Grupo esteve acompanhado pelos seus Coordenadores Marcos de Oliveira, Denise de Oliveira e Luiz Carlos de Oliveira.

A coordenação parabeniza aos alunos pela brilhante participação e pelo excelente comportamento quando à disciplina respeitando os colegas, o regulamento do encontro, bem como as demais normas estabelecidas.

No próximo ano, o XX Encontro Tradicionalista dos Institutos Federais da Região Sul do Brasil será realizado no Instituto Federal Catarinense, Campus Sombrio em data a ser definida pelos coordenadores.

Galeria

Dança das boleadeiras de fogo Dança das boleadeiras de fogo O aluno Júnior Ferro apresentou as Boleadeiras de Fogo Triplas Dança da integração Dança da Chula Invernada de Danças Dança dos Facões Apresentação da Invernada de Danças Dança do Facão Dança dos Facões Prova campeira Roda de chimarrão e gaita animou a noite dos integrantes do CTG Tropeiros da Cultura Grupo vocal do Campus CTG Tropeiros da Cultura O encerramento da dança do facão foi com forte emoção, pois o grupo vocal interpretou o Hino Rio-grandense e o chamamento ao público, através das notas musicais iniciais, levou todos a cantar juntos o emocionante hino do nosso estado

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003