Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Campus conquista núcleo do Programa Segundo Tempo

Neste mês de novembro o Ministério da Educação fez o repasse de R$ 300 mil para o Campus Sertão. Os recursos são do projeto Segundo Tempo, o qual visa implantar núcleos esportivos em 50 instituições de ensino federais.

O Campus e as demais instituições selecionadas receberam recursos para investirem em melhorias da infraestrutura esportiva e para realizarem repasses referentes às bolsas dos monitores para atividades esportivas. Todas as instituições contempladas no projeto oferecerão oficinas de esportes abertas à comunidade, em pelo menos três modalidades.

No Campus Sertão serão ofertadas duas modalidades individuais, xadrez e atletismo, e duas modalidades coletivas, vôlei e futebol.

Os municípios atendidos pelo projeto serão Sertão, Coxilha e Charrua. O público-alvo é formado por crianças e adolescentes em idade de 11 a 16 anos que estejam regularmente matriculados em escolas públicas e cujas famílias são beneficiadas por ações do Ministério do Desenvolvimento Social (Bolsa Família). O Núcleo também reserva um percentual de até 20% para moradores de grupos étnicos em situação de vulnerabilidade social nas cidades atendidas, ou seja, quilombolas do Quilombo da Mormaça (Sertão) e indígenas da Terra do Ligeiro (Charrua).

Dentre as melhorias solicitadas pelo Campus para o desenvolvimento do projeto, está a reforma do ginásio de esportes que inclui a instalação de refletores para iluminação da quadra de esportes, a instalação de exaustores eólicos na cobertura acima da quadra, a pintura e demarcação das quadras esportivas, além do nivelamento da quadra de areia.

Composto de dois pavimentos, sendo 151,20 m² de subsolo e 1,036,78 m² da parte térrea, o ginásio tem uma área construída de 1.187,98 m². Com a reforma, haverá um aumento de área no pavimento térreo de 170,41 m² e no pavimento superior de 163,55 m², totalizando uma área após a ampliação de 1521,94 m².

O ginásio ficará dividido pelos seguintes segmentos: subsolo com vestiário masculino e feminino, sala dos professores e depósito de materiais esportivos; térreo com hall de entrada (saída de emergência), palco, área de preparação e banheiros atrás do palco, quadra multi-esportes, banheiro masculino e feminino, copa, cozinha e escada de acesso ao pavimento superior, o qual terá duas salas de aula.

Nos próximos dias será aberto processo licitatório para realização destas melhorias. As atividades do Núcleo do Campus Sertão terão início assim que o Ministério dos Esportes anunciar o cronograma das atividades.

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003