Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Ação de prevenção a Aids causa impacto na comunidade escolar do Campus

Estudantes surpreenderam-se com os depoimentos e com as fotos e o caixão do último espaço do túnel

Preocupada com o crescente número de jovens infectados pela Aids na faixa etária dos 15 aos 19 anos, a equipe do ambulatório médico do Campus promoveu uma ação educativa em saúde com o objetivo de fazer um alerta sobre os perigos da doença.

A criação da exposição sobre a doença foi da médica Cleunice Colussi, da enfermeira Aline de Figueiredo, da técnica em enfermagem Célia de Souza e da dentista Márcia Fagundes Manfrin. A equipe do ambulatório teve o apoio da Coordenação Geral de Atendimento ao Educando.

A exposição aconteceu no dias 1º, 02 e 03 de dezembro num túnel no corredor do prédio central. O túnel foi estruturado com três espaços diferentes, dispostos com a trajetória histórica do HIV, o surgimento da camisinha, depoimentos de pessoas infectadas e um ambiente impactante, com um caixão simbolizando o último estágio da doença,

"Os registros apontam um crescimento no número de casos da doença e óbitos no Rio Grande do Sul na faixa etária dos 15 aos 25 anos, coincidindo com a idade da maioria de nossos alunos. Não podemos nos eximir da responsabilidade de contribuir com a conscientização sobre a importância da prevenção a Aids", aponta a Técnica em Enfermagem Célia de Souza.

De acordo com a Enfermeira Aline de Figueiredo, o uso de preservativos no Estado ainda não é habitual entre os jovens, por isso a idéia foi mobilizar toda a comunidade escolar em prol de uma atitude preventiva.

"Nosso objetivo foi causar impacto mesmo, fazer os jovens refletirem sobre as consequências da Aids, porque a doença continua matando, apesar do avanço da medicina ter melhorado a qualidade de vida dos pacientes infectados", explica. Célia reforça que "em se tratando de Aids, a prevenção é tudo".

Nos três dias de exposição, mais de 300 pessoas visitaram o túnel. Além de professores, técnicos administrativos e alunos, outros visitantes da comunidade externa também passaram pela exposição.

A equipe agradece a todos que se envolveram na realização da ação e contribuíram para seu sucesso.

Galeria

Equipe responsável pela ação

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003