Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Decoração natalina lança novo projeto de Artesanato

Foram utilizados pedaços de galhos, pinhas, elementos da paineira, do eucalipto, flores de cedro, trigo, e tecidos de chita e juta

Neste ano o Campus recebeu uma decoração natalina especial e muito original. Aproveitando os recursos naturais do Campus e o talento dos próprios servidores, foram feitos enfeites e árvores que remetem à realidade e a identidade da região onde o Campus está inserido.

A iniciativa do trabalho foi das professoras Elisa Iop e Maria Medianeira Possebon, as quais estão estruturando o projeto: "Incentivo ao Desenvolvimento Sustentável do Artesanato de Referência Cultural em Sertão/RS: Oficinas Criativas com Recursos Naturais", que entrará em funcionamento em 2011.

"No próprio Campus percebemos muitas pessoas que têm conhecimentos de artesanato e técnicas bem particulares, como o professor Nice Livio Borsoi que faz belos trabalhos com vime e cipó e a servidora Maria Evanir Luzzatto que tem muita habilidade para o trabalho com madeira. Então, tivemos a ideia de reunir estes conhecimentos e difundi-los através de oficinas", conta Elisa.

O projeto atenderá os grupos de terceira idade de Engenheiro Luiz Englert e da área urbana de Sertão. O objetivo é investigar pessoas com diferentes habilidades para trabalhar com artesanato de referência cultural, utilizando recursos naturais de forma sustentável.

Participam do projeto, além das professoras Elisa e Medianeira, os professores Carlisa Smoktunowicz Toebe e Nice Livio Borsoi e os servidores Jorge Lair Barbosa, Luiz Carlos Hahn e Maria Evanir Luzatto.

"Queremos preservar a identidade cultural de cada tipo de artesanato, mas agregando conhecimentos que tornem as obras mais valorizadas e comercializáveis", explica Elisa.

Para a decoração natalina do Campus, o professor Borsoi foi desafiado a fazer árvores e bolas, que simbolizam a data, em vime e cipó. A estrutura das árvores foi feita em metal pelo servidor Jorge Jair Barbosa. Borsoi foi auxiliado pelos acadêmicos do curso superior de Tecnologia em Agronegócio João Greffen e Anderson Bertoldi.

"A essência desta decoração é singela, simplificada, para sair da visão estereotipada de Natal que nós temos. Conseguimos fazer uma decoração que tem mais a ver com nossa realidade e identidade", opina.

Foram utilizados pedaços de galhos, pinhas, elementos da paineira, do eucalipto, flores de cedro, trigo, e tecidos de chita e juta. Auxiliaram na confecção dos itens decorativos os professores Elisa Iop, Maria Medianeira Possebon, Carlisa Smoktunowicz Toebe, Karina Lucena, Sheila Staudt, Vanderlei Rodrigo Bettiol e Fernanda Alves de Paiva, a assistente de aluno Daiane Correa da Silva, além dos alunos do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio Darlan Lodea e Dionatan Fillippi.

Galeria

Cestas feitas para as salas administrativas Enfeites natalinos utilizaram recursos naturais

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003