Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Primeiro módulo do curso de Informática para a Terceira Idade encerra com confraternização

Turma de alunos junto a equipe do Campus e da Prefeitura Municipal

Na manhã de quinta-feira (16) foi feita a entrega dos certificados e uma confraternização de encerramento do curso de Informática para a Terceira Idade, realizado em parceria pelo Campus e pela Prefeitura Municipal de Sertão. O encerramento aconteceu na Biblioteca Municipal.

Além dos alunos do curso, participaram da confraternização o Coordenador do projeto, o professor do Campus Marcos Antonio de Oliveira, o Diretor em exercício Odirce Antunes Teixeira, as professoras Elisa Iop e Maria Medianeira Possebon, a Secretária Municipal de Educação Marta Fontoura, a Primeira Dama e a Secretária Municipal de Assistência Social Gisselda Sachet.

Os 40 idosos que participaram do projeto de extensão "Informática para a Terceira Idade utilizando software livre", frequentaram aulas semanais gratuitas de informática no Telecentro do município, no período entre 5 de outubro e 16 de dezembro. O curso teve duração de 40 horas. Os alunos do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática do Campus Sertão Ilidrimari Antunes, Ilana Gatti, Janise Zeni, Maxinei Techmann e Cristinei de Carvalho aceitaram a proposta e trabalharam voluntariamente como monitores no curso.

Conforme o professor de Informática, coordenador do projeto, Marcos Antonio de Oliveira, a proposta surgiu para aproveitamento do Telecentro instalado no Centro Cultural 5 de Novembro há cerca de um ano. "Nossa intenção é desmistificar o medo dos idosos em utilizar o computador. Cerca de 70% dos alunos do curso possuem computador em casa, mas nunca passaram nem perto por medo de estragar", ressalta Marcos.

O aluno Carlos Miranda de Souza comentou que a idéia é louvável. "Sempre sonhei com essa integração entre a Instituição e a comunidade", disse.

Conforme o professor Marcos, a proposta inicial foi motivar a participação dos idosos e proporcionar uma atividade diferenciada a eles. "Esse objetivo acredito que nós já atingimos. Fico muito feliz quando ouço dos alunos que eles conferiram a previsão do tempo na internet ou, por exemplo, quando minha mãe Iracema, que também fez o curso, me contou que pesquisou sobre o cuidado com as orquídeas", relatou.

Marcos destacou o comprometimento do grupo, o qual aponta ser muito maior que o de alunos mais jovens no ensino regular. "Sabemos que o desafio foi grande, mas como foi superado já estamos lançando novos desafios para 2011", adiantou.

As professoras Maria Medianeira Possebon e Elisa Iop acompanharam Marcos no encerramento para lançar o novo projeto de "Incentivo ao Desenvolvimento Sustentável do Artesanato de Referência Cultural em Sertão/RS: Oficinas Criativas com Recursos Naturais".

O projeto atenderá os grupos de terceira idade de Engenheiro Luiz Englert e da área urbana de Sertão. O objetivo é investigar pessoas com diferentes habilidades para trabalhar com artesanato de referência cultural, utilizando recursos naturais de forma sustentável.

"No próprio Campus percebemos muitas pessoas que têm conhecimentos de artesanato e técnicas bem particulares, como o professor Nice Livio Borsoi que faz belos trabalhos com vime e cipó e a servidora Maria Evanir Luzzatto que tem muita habilidade para o trabalho com madeira. Então, tivemos a ideia de reunir estes conhecimentos e difundi-los através de oficinas", conta Elisa.

Participam deste projeto, além das professoras Elisa e Medianeira, os professores Carlisa Smoktunowicz Toebe e Nice Livio Borsoi e os servidores Jorge Lair Barbosa, Luiz Carlos Hahn e Maria Evanir Luzatto.

"Queremos preservar a identidade cultural de cada tipo de artesanato, mas agregando conhecimentos que tornem as obras mais valorizadas e comercializáveis", explica Elisa.

Na área de conhecimento da professora Maria Medianeira Possebon, que é o paisagismo, ela também dará dicas sobre o uso e o cuidado das plantas ornamentais e a organização de jardins.

A proposta é de que tanto as oficinas quanto o curso sejam realizados no próprio Campus em 2011 e que seja oferecido o transporte gratuito aos idosos, numa parceria entre a Instituição e a Prefeitura Municipal. "O grupo ficaria um turno inteiro no Campus e alternaria o período entre as oficinas e o curso", explicou.

O Diretor em exercício do Campus, professor Odirce Teixeira Antunes, cumprimentou todos os envolvidos pela iniciativa e agradeceu a participação e a boa vontade do Poder Público Municipal. Ainda, destacou a importância de inserir os idosos no mundo da informática, dado o avanço da tecnologia e da expectativa de vida cada vez maior. "Está na lei de criação dos Institutos Federais que a função de cada Campus é proporcionar ensino, pesquisa e extensão. Por isso estamos sempre abertos a projetos que venham melhorar a qualidade de vida da população", salientou.

A secretária municipal de Educação Marta Fontoura comentou que desde que assumiu a Secretaria, a ideia de promover uma atividade diferenciada a inquietava. "O curso foi um sucesso. Esperamos contar com todos os participantes novamente no próximo ano", disse.

Para a Primeira Dama e secretária municipal de Assistência Social, Gisselda Sachet, a ampliação do projeto em 2011 vai ao encontro do trabalho realizado pelo Poder Público. "As oficinas de artesanato e paisagismo vão auxiliar na confecção de novos enfeites natalinos que são distribuídos pela cidade todo o mês de dezembro. A maioria dos participantes do curso de Informática também é voluntária na confecção destes enfeites, então boas novidades virão no próximo ano", ressaltou.

 

Galeria

No encerramento do curso foi feita uma confraternização Na oportunidade, foram entregues os certificados aos alunos

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003