Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Diretora do Campus recebe o título de Cidadã Honorária Sertanense

A Diretora-Geral do Campus Sertão agradeceu a honraria concedida

O trabalho realizado a frente do Campus Sertão na gestão atual rendeu a diretora geral Viviane Silva Ramos o título de Cidadã Honorária de Sertão. A honraria foi entregue pela Câmara de Vereadores de Sertão na noite de sexta-feira (17/12).

Na sessão solene realizada no Centro Cultural 5 de Novembro, às 19 horas, outras 11 pessoas foram homenageadas: quatro pessoas, naturais do Município, receberam congratulações por obterem destaque no trabalho realizado ou pela participação assídua nas sessões ordinárias da Câmara; e outras oito foram agraciadas com o título de Cidadão Honorário de Sertão.

Participaram da sessão, além dos vereadores e homenageados, o Prefeito Municipal Aldemir Sachet e o Vice-Prefeito Marcelo D Agostini. Também acompanharam a solenidade familiares e amigos dos homenageados.

O Pró-Reitor de Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Lenir Hannecker, prestigiou a concessão do título à Viviane. Colegas servidores do Campus Sertão e de outros campi do IFRS também se fizeram presentes.

A proposição para entrega do título à Viviane foi conjunta dos vereadores Nadir Nardi Dall Agnol, Irene Gobbo e Olavo de Albuquerque.

Em nome dos colegas, Nadir fez seu pronunciamento destacando a determinação e coragem de Viviane e relacionando suas conquistas as conquistas femininas dos últimos anos. "Viviane é um exemplo para todas as mulheres pelo excelente trabalho na gestão do Campus Sertão", disse.

O Prefeito Municipal parabenizou todos os homenageados e salientou a importância da sessão, tendo em vista que todas as homenagens são justas e só fazem reconhecer o bem que cada um dos 12 faz em prol da comunidade sertanense.

Emocionada, Viviane Silva Ramos agradeceu a honraria e fez questão de dividí-la com os colegas do Campus Sertão que ajudam a construir uma instituição de ensino de qualidade. Ainda, destacou que em Sertão sente-se em casa e que se adaptou rapidamente após sua vinda quando assumiu o cargo de professora na antiga Escola Agrotécnica Federal de Sertão.

"Tomo emprestadas as palavras de Murilo Mendes que disse que quando se acorda de bom humor, se acorda em Paris. Eu digo que quando acordo de bom humor, acordo em Sertão", salientou.

A entrega do título e de uma placa comemorativa foi feita pela vereadora Nadir Nardi Dall Agnol, ao final da sessão, após a leitura do histórico de Viviane e dos pronunciamentos.

 

A história de Viviane

A atual diretora do Campus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Viviane Silva Ramos, é natural de São Francisco de Assis (RS). É filha de Antonio Edison Harvey Castilhos Ramos e Rosa Maria da Silva Ramos e mãe de dois filhos: Daniela, nascida em 6 de abril de 1983; e Henrique, nascido em 16 de fevereiro de 1990.

Iniciou a vida escolar na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Francisco de Assis, em São Francisco de Assis, no período de 1970 a 1977. Fez o curso de nível médio e profissionalizante de Auxiliar de Desenhista de Arquitetura, no Colégio Americano, em Porto Alegre (de 1978 a 1980). Cursou Licenciatura Curta em Ciências e Licenciatura Plena em Matemática em Alegrete, na Fundação Educacional de Alegrete (de 1984 a 1988). Concluiu a Especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria em 1988/1989. É Mestranda em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

A caminhada profissional teve início em 1987 como professora da rede municipal em São Francisco de Assis, atividade que manteve até o ano de 1990. De 1989 a 1996 foi professora da rede estadual do mesmo município e de 1994 a 1997 foi escriturária no antigo Banco Meridional do Brasil, também em São Francisco de Assis.

Em 14 de abril de 1997 o rumo de sua vida muda radicalmente e o destino coloca Sertão em seu caminho. A data marca o ingresso na antiga Escola Agrotécnica Federal de Sertão como Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

Até o início de 2008, exerceu regência de classe na área da Matemática e foi responsável por despertar o interesse de inúmeros alunos para a disciplina, a qual frequentemente não é bem aceita pelos jovens.

Desempenhou outras várias funções paralelas na instituição. Em 1999 exerceu o cargo de Assessora da Direção. Nos anos de 2000 e 2001 foi Coordenadora de Supervisão Pedagógica. Durante 2002 e 2003 foi Coordenadora Geral de Ensino.

Em abril de 2008, assumiu a direção-geral da Instituição com mandato previsto até março de 2012.

Galeria

Viviane Silva Ramos em seu pronunciamento Mesa de autoridades Público presente Autoridades e homenageados Vereadores junto aos homenageados Homenageados da noite O Pró-Reitor de Extensão do IFRS, Lenir Hannecker, marcou presença na solenidade Viviane junto aos familiares, amigos e colegas que acompanharam a sessão

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003