Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Campus Sertão recebe haitianos que vieram ao Brasil através de intercâmbio

Grupo com a professora Eleane Cantele Biesek, com a pedagoga Maria Salete Campigoto e com o coordenador do Polo de Pontão do Campus Sertão, Jeferson Boeira da Silva

Nos dias 8 e 9 de fevereiro o Campus Sertão recebeu a visita de um grupo de 18 pessoas do Haiti. Na Instituição eles tiveram aulas práticas de agroindústria. As aulas fazem parte de um módulo do curso gratuito de Agroecologia que o grupo está realizando no Pólo de Pontão do Campus, através de um convênio com o Instituto Educar.

O grupo permanecerá no Pólo de Pontão 45 dias, com término do curso previsto para o dia 3 de março. Além de professores do Campus Sertão, o curso será ministrado por docentes do Instituto Educar e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Os haitianos vieram ao Brasil através de um programa de intercâmbio promovido pela Via Campesina internacional. O objetivo do programa é difundir e compartilhar os conhecimentos nas áreas de agroecologia, agropecuária, agronegócio, agroindústria, fitoterapia (plantas medicinais) e da gestão das sociedades camponesas, tais como o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Movimento das Mulheres Camponesas (MMC), o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), e o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST).

O grupo que veio ao Brasil é formado por 76 pessoas, distribuídas em três grupos em diferentes regiões do país. A grande maioria é formada por graduados em diversas áreas e estudantes universitários.

Através do programa, um ex-aluno do pólo de Pontão, Ezequiel Camatti, também realizou o intercâmbio no Haiti, onde passou um ano.

Galeria

Aula com o professor Loduvino Consalter Beltrame

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003