Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Mestrandos em Educação Agrícola pela UFRRJ apresentam trabalho no Campus com abordagem transdisciplinar sobre a erva-mate

Grupo de mestrandos que desenvolveu o trabalho

O servidor do Campus Darlei Cecconello, junto aos colegas mestrandos em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) apresentaram um trabalho transdisciplinar sobre a erva-mate e o chimarrão na tarde de terça-feira (26), no auditório da Instituição. O grupo envolvido no trabalho é formado por Darlei e pelos mestrandos Sirlei Bortolini do Campus Bento Gonçalves, Eder Favretto do Campus Rio do Sul do IFC (SC), Cláudia Piacentini da Universidade Federal Tecnológica do Paraná e Sandra Borin e Jeferson Mendonça de Limas do Campus Sombrio do IFC (SC).

A apresentação foi acompanhada pelos alunos da 2ª série do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. Após a apresentação do grupo, o Diretor de Desenvolvimento Institucional Odirce Teixeira Antunes falou sobre a importância do trabalho desenvolvido e desejou sucesso na apresentação.

Conforme o grupo de mestrandos, a abordagem transdisciplinar é feita a partir das visões de diferentes áreas do conhecimento sobre uma mesma temática, visando mostrar aos alunos a importância da interação entre as disciplinas para a formação de novas relações e a construção do conhecimento. A temática abordada foi o chimarrão e a erva-mate, escolhida devido à importância que possui na cultura da população, especialmente no sul do país.

Colaboraram na apresentação desta abordagem transdisciplinar o professor Nice Lívio Borsoi, que falou sobre obtenção de mudas de erva-mate através de micropropagação; o professor Sergiomar Theisen, que expôs a obtenção de mudas através de estaquia; o professor Vanderlei Bettiol, que explicou a composição química da erva-mate; e o professor Welington Zanini, que comentou sobre a importância do chimarrão nas relações sociais e a atividade prática de preparo da erva-mate desenvolvida no Campus pelos acadêmicos do curso de Agronomia.

Também, o professor e coordenador do CTG Tropeiros da Cultura, Marcos Antônio de Oliveira, junto ao grupo de alunos do CTG, apresentaram uma abordagem popular sobre os diferentes tipos de preparo do chimarrão, os mandamentos do mate e uma poesia sobre o chimarrão.

A apresentação contou ainda, com a colaboração do acadêmico do curso de Tecnólogo em Agronegócio e empresário do ramo da erva-mate, Alexandre Petry, que abordou o cultivo e industrialização da erva-mate e consórcios.

O Engenheiro Agrônomo do Escritório Municipal de Passo Fundo ASCAR/EMATER, Ilvandro Barreto de Melo, abordou a cadeia de produção da erva-mate e o Programa Florestal do Rio Grande do Sul.

No encerramento, o professor Álvaro Machado de Mesquita, de Bento Gonçalves, falou sobre a importância histórica do chimarrão.

Galeria

Apresentação do CTG Tropeiros da Cultura

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003