Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Estágio na França abre oportunidade para a sequência de estudos de ex-aluna do Campus no país

Francieli em sua defesa de estágio

A ex-aluna do curso Técnico em Agropecuária do Campus, Francieli Silva dos Santos retornou ao Brasil após o estágio de um ano na França apenas para rever a família. No final do mês de maio ela volta ao país para iniciar um curso superior de Gestão Ambiental.

O estágio, conquistado numa parceria entre o Campus, a Semeato e produtores franceses, abriu a oportunidade para Francieli permanecer no país por mais dois anos e aperfeiçoar seus estudos.

Esta parceria, iniciada por intermédio do agrônomo, também francês, Stéphane Chouen, Coordenador do Departamento de Vendas da Semeato na Europa, possibilitou a ida de Maurício Kunz e Francieli Silva em 2010 e de Henrique Tortelli em 2009.

Residente em Tapejara, ela partiu para uma propriedade na região de Mont Louis Sur Loire na França, uma região conhecida pelos vinhedos e pelos castelos que fica a cerca de uma hora de trem da capital, Paris. O local tem cerca de 10 mil habitantes.

Lá, Francieli trabalhou na propriedade de Jean Claude Quillet, com 380 hectares, na área de culturas anuais: milho, trigo, sorgo, ervilha e no cultivo de um tipo de milheto e de um tipo de oleaginosa franceses. O produtor é pioneiro na região na implantação do plantio direto. A lavoura de Jean é referência para os demais agricultores.

Segundo ela, o aprendizado do curso Técnico em Agropecuária foi muito importante para a realização do estágio. "Algumas vezes eu me perguntava por que eu não havia me interessado mais e questionado sobre os conteúdos nas aulas", disse.

Os primeiros 15 dias foram os de maior dificuldade, segundo a jovem. "A dificuldade em me comunicar assuntou no início, mas logo eu estava habituada e me expressando bem", disse.

Durante três meses, Francieli era a única estagiária da propriedade. Após ela teve até a companhia de outra brasileira que estuda na França e permaneceu na propriedade para um estágio de um mês. Mas nem só de trabalho era a vida jovem no país. Ela aproveitou para conhecer a região e nos finais de semana participava de piqueniques junto a família que a acolheu na propriedade.

Além da França, a jovem conheceu a Itália, onde teve a oportunidade de esquiar. "Em cada cidade visitada você vive uma história diferente. A região é muito linda", conta. Quando retornar à Europa, Francieli já tem planejada a ida à Alemanha e a Turquia.

"A oportunidade de conhecer um país diferente, com outra cultura e de aprender a me virar sozinha é o grande diferencial deste estágio", comenta Francieli.

O bom trabalho realizado no estágio foi recompensado pelo produtor que ofereceu à Francieli hospedagem na propriedade enquanto realiza seus estudos no país.

Para aqueles estudantes que desejam realizar um estágio no exterior, Francieli dá a dica: "tem que querer e correr atrás, tem que buscar o objetivo acreditando que vai realizá-lo e se preparar para isso, principalmente tendo uma base da língua".

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003