Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Professor do Campus é premiado por importante pesquisa sobre substância que ataca células cancerígenas

Apresentação da pesquisa no congresso

A descoberta de uma substância que age na eliminação de células cancerígenas rendeu a indicação ao XV Prêmio Jovem Talento em Ciências da Vida, patrocinado pela GE Healthcare Life Sciences, ao professor Alfeu Zanotto Filho do Campus. O prêmio foi entregue durante a LX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), realizada em Foz do Iguaçu (PR), de 30 de abril a 3 de maio.

O encontro é um evento que congrega cientistas de toda a América Latina, e a pesquisa de Alfeu foi selecionada pela relevância na área e pelo currículo de publicações científicas do professor. Outros quatro pesquisadores também foram premiados dentre os mais de 90 concorrentes. Dos cinco, apenas Alfeu e outro premiado são brasileiros.

A pesquisa do professor baseia-se no estudo da substância curcumina, encontrada num vegetal chamado Açafrão da Índia. Esta substância mostrou uma significante eficácia no controle do crescimento dos tumores. Segundo Alfeu, "a curcumina reduz o crescimento de tumores agressivos em animais sem causar qualquer dano às células saudáveis, abrindo uma nova perspectiva para tratamento do câncer".

Os testes feitos em ratos comprovaram a eficácia da substância: de 15 cobaias com tumores cerebrais, 14 obtiveram a redução do tamanho dos tumores; destes, 6 animais apresentaram um redução quase total dos tumores. "A curcumina age bloqueando uma proteína chamada NF-kappaB, que é abundante em células tumorais, mas não em células saudáveis. Ela induz morte celular nas células tumorais sem afetar os tecidos normais. Tal seletividade por células malignas é um achado bastante importante quando consideramos um novo fármaco antitumoral", explica Alfeu.

Os testes clínicos de toxicidade em pacientes saudáveis e os testes em pacientes em estado terminal da doença devem iniciar em breve, através de uma parceria que está sendo estabelecida com o Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo.

Estes resultados são conseqüência de três anos de pesquisa dentro do doutorado de Alfeu em Ciências Biológicas: Bioquímica, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), orientado pelo professor José Cláudio Fonseca Moreira, pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em conjunto com o Hospital das Clínicas de Porto Alegre. "A primeira fase do trabalho foi descobrir o papel de uma proteína que é superestimulada e essencial ao crescimento dos tumores, o NF-kappaB. Só depois testamos a curcumina, que é um inibidor dessa proteína", expõe.

Além da troca de experiências entre os pesquisadores, a participação no encontro e a premiação abrem diversas possibilidades, conforme Alfeu. "Um prêmio de tal visibilidade dentro de sua área é sempre uma oportunidade de obter parcerias para o desenvolvimento de novas pesquisas e de conquistar crescimento pessoal e profissional", observa o professor que, durante o evento, recebeu convite para cursar pós-doutorado na França. Alfeu também foi convidado a apresentar sua pesquisa no 16th World Congress on Advances in Oncology, um congresso internacional de Oncologia, na Grécia, no mês de outubro.

Os resultados da pesquisa estão motivando Alfeu a iniciar um projeto pela prospecção de substâncias com potencial semelhante em plantas da região. "Pretendemos iniciar um trabalho junto ao curso de Tecnologia em Alimentos com o intuito de buscar substâncias ativas contra o câncer e envelhecimento celular", conta. De acordo com Alfeu, o professor orientador de sua tese de doutorado já disponibilizou seus laboratórios na UFGRS para a realização de testes.

Alfeu atua como professor substituto das disciplinas de bioquímica, biologia celular e microbiologia no Campus desde 2010. Formado em Farmácia: Análises Clínicas pela UFRGS, Alfeu é mestre em Bioquímica, também pela UFRGS, e está concluindo o doutorado na universidade.

Galeria

Troféu referente ao prêmio conquistado

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003