Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Reencontro: evento reúne Ex-Alunos e Ex-Servidores da Instituição

Almoço aconteceu no salão da comunidade de Engenheiro Luiz Englert

Ex-Alunos e Ex-Servidores da antiga Escola Agrotécnica Federal de Sertão, hoje Campus do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) reuniram-se num tradicional encontro promovido pela Instituição no sábado, dia 21 de maio. O Encontro de Ex-Alunos e Ex-Servidores, que neste ano chegou a sua 10ª edição, teve um público superior a 400 pessoas. O evento acontece sempre no terceiro sábado do mês de maio dos anos ímpares.

Fizeram-se presentes, além da Diretora-Geral do Campus, Viviane Silva Ramos, e de servidores, o Pró-Reitor de Extensão do IFRS, Lenir Antonio Hannecker, o Deputado Estadual Gilmar Sossella e o vice-prefeito de Passo Fundo, que é ex-aluno da Instituição, Rene Cecconello.

A chegada dos participantes teve início por volta das 9 horas. A programação começou com o cadastramento e uma visita ao Campus. No hall de entrada do prédio central, ex-alunos e ex-servidores encontraram uma decoração nostálgica, com depoimentos e fotos de momentos que marcaram a Instituição.

O almoço foi no salão da comunidade de Engenheiro Luiz Englert. Logo após houve apresentação do CTG Tropeiros da Cultura, com a invernada de danças típicas e de danças birivas, como a chula, a dança do facão e a boleadeira de fogo. Quem animou o fandango durante a tarde foi a banda formada por integrantes do CTG.

O vice-prefeito de Passo Fundo, Rene Cecconello, ex-aluno da Instituição, formado no ano de 1983, esteve presente no encontro e comentou que a melhor lembrança da época de estudante é a da convivência com os colegas. "Como éramos todos internos na escola, nos tornamos uma família. Lembro com muita saudade das aulas, das atividades recreativas, como o futebol, em que atuava como goleiro da seleção da escola. O aprendizado que tive aqui foi fundamental e abriu meus horizontes para outros caminhos", relatou.

Formandos da primeira turma do curso Técnico em Agropecuária, do ano de 1972, Flavio Antonio Ferri, Matuzalem Haack, Adão Albuquerque e Odirce Teixeira Antunes reencontram-se no evento e relembraram muitas histórias. O coleguismo, a união na hora de estudo e trabalho e as traquinagens da época dominaram o assunto entre eles.

"Era tudo muito diferente, mais difícil, por isso nos uníamos como uma família", lembra Ferri. Conforme Haack o curso é uma excelente opção. "Sempre tive muitas oportunidades de trabalho na área, não faltaram convites", destaca. Albuquerque enfatiza que tudo o que conquistou na vida foi em função do curso que realizou na Instituição.

Ex-aluno e atual servidor do Campus no cargo de Diretor de Desenvolvimento Institucional, Odirce Teixeira Antunes conta que agarrou com as duas mãos a oportunidade de estudar no curso ginasial agrícola e, posteriormente, no Técnico Agrícola. "Tenho muito orgulho e sou muito agradecido por poder acompanhar e fazer parte da história desta renomada Instituição de Ensino, inicialmente como aluno e posteriormente como professor", assegura.

Fundador do CTG Tropeiros da Cultura, o professor de Direito da Universidade de Passo Fundo Flori Francisco Barreto do Amaral Wegher formou-se no curso Técnico Agrícola em 1975. Sempre que pode, ele procura participar dos encontros e acompanhar a evolução da instituição e do CTG. Segundo ele, o CTG do Campus é um dos mais antigos do Estado em atividade ininterrupta. Graças ao contato com outras instituições de ensino por onde passou, como no município de Viamão, Wegher conseguiu implantar o CTG em Sertão em novembro de 1973.

"No início tivemos muitas dificuldades. As roupas e os recursos para participarmos de eventos tradicionalistas nós conseguíamos através de patrocínios de empresas da região. Que bom que alguém persistiu e continuou este trabalho que permanece vivo na Instituição ainda nos dias de hoje", aponta.

Segundo Wegher, todos os alunos que passaram pela Instituição que ele conhece são bem sucedidos. "Esta escola prepara para a vida. Não forma somente técnicos, mas cidadãos. Costumo dizer que o formato de educação melhor que conheço é o que tive nesta Instituição", ressalta.

Galeria

No hall de entrada do prédio central, ex-alunos e ex-servidores encontraram uma decoração nostálgica, com depoimentos e fotos de momentos que marcaram a Instituição Movimentação em frente ao prédio central Pró-Reitor de Extensão do IFRS, Lenir Antonio Hannecker, Deputado Estadual Gilmar Sossella, Diretora-Geral do Campus Viviane Silva Ramos e o vice-prefeito de Passo Fundo, que é ex-aluno da Instituição, Rene Cecconello Integrantes da primeira e segunda turma de formandos do curso Técnico Agrícola, do ano de 1972, junto a Diretora do Campus Apresentação da Invernada de Danças do CTG Tropeiros da Cultura Dança da Chula Dança dos facões Dança da boleadeira com fogo Boleadeira de fogo tripla

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003