Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Pesquisadores canadenses visitam o Campus

Registro da despedida do grupo, no final da tarde de quinta-feira (2/6)

O Campus Sertão foi uma das sedes da I Troca de Experiências entre Brasil e Canadá entre os dias 31 de maio e 2 de junho. Três pesquisadores canadenses da instituição de ensino superior Cégep de Sherbrooke, do leste canadense, região de Quebec, estiveram no Campus acompanhados do assessor internacional Martin Lambert. Outros dois professores/pesquisadores da mesma instituição, também vieram ao Brasil e visitaram outros campi do IFRS neste período.

A visita teve o objetivo de compartilhar experiências na área do ensino, pesquisa e extensão. Além de conhecer a estrutura física, pedagógica, matrizes curriculares do IFRS, a comitiva pretende discutir com os docentes do Instituto assuntos pertinentes às suas áreas e novas possibilidades de cooperação a serem estabelecidas entre o Cégep de Sherbrooke e o IFRS.

O contato foi feito pelos próprios visitantes no "I Encontro Brasil-Canadá de Educação Profissional e Tecnológica" no período de 4 a 8 de outubro de 2010, no Rio de Janeiro, cuja intermediária foi a Pró-Reitora de Extensão adjunta Gina Mikowaiski Valent, presente no evento. Neste evento foi firmado o acordo internacional que terá duração de cinco anos, podendo ser renovado. O documento registra o objetivo mútuo de colaboração e cooperação para o desenvolvimento de projetos científicos e atividades educacionais; realização de intercâmbio entre professores, pesquisadores e técnicos; intercâmbio de estudantes; intercâmbio de experiências pedagógicas e intercâmbio de informações e publicações acadêmicas; promoção de eventos científicos e culturais; participação na organização conjunta de conferências, painéis, cursos ou outras formas de aprendizagem e promoção de projetos de pesquisa conjuntos.

Desde o dia 25 de abril, quatro estudantes intercambistas, alunos do Cégep de Sherbrooke estão no Campus Porto Alegre realizando atividades de pesquisa e extensão na área de Biotecnologia, como parte do trabalho de conclusão de curso.

A programação da I Troca de Experiências entre Brasil e Canadá no Campus Sertão teve início na terça-feira (31/05), com a visita da professora Joëlle Guay (da área de gestão agrícola), que participou de uma reunião com o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (Niepe) das Ciências Agrícolas e Gestão Rural e realizou uma visita, junto a docentes do Campus, à Ervateira Rei Verde de Erechim.

Na quarta-feira (1º/06), acompanhou Joëlle Guay a pesquisadora Andrée Theriault (da área bioecologia), o pesquisador Jean-Pierre Roy (da área de saúde animal) e o Assessor Internacional Martin Lambert. Pela manhã, eles fizeram uma visita à Granja Fontana em Charrua junto a docentes do Campus.

Ás 14 horas foi realizado o ato oficial de apresentação do Campus e do no auditório. O Assessor Internacional Martin Lambert apresentou o Cégep de Sherbrooke aos servidores do Campus na tarde de quarta-feira (1º). Na ocasião Lambert explanou sobre a estrutura física e as modalidades de ensino oferecidas no Canadá. Antes de sua apresentação, a professora Mariangela Rotta Detoni expôs o funcionamento do Campus, os cursos oferecidos e a estrutura da Instituição em língua inglesa.

Durante o ato, a diretora do Campus entregou uma carta de intenções ao Assessor Internacional Martin Lambert, com a oferta de vagas de estágio e de intercâmbio aos estudantes do Cégep e, ao mesmo tempo, solicitando a possibilidade de oferta de vagas no Canadá aos estudantes do Campus.

Em seguida os pesquisadores foram conduzidos a um passeio pela Instituição que encerrou com a apresentação do CTG Tropeiros da Cultura e um sapeco de pinhão no início da noite.

O Cégep oferece cursos técnicos similares aos superiores de tecnologia oferecidos pelo Institutos Federais. "São cursos voltados ao mercado de trabalho", explicou Martin.

Segundo ele, a instituição possui 6.700 estudantes, 800 funcionários e 23 cursos técnicos, além de outros direcionados a adultos que pretender se atualizar para regressar ao mercado. Como o Campus Sertão, o Cégep oferece residência estudantil.

"Todos os cursos que oferecemos têm uma alta taxa de empregabilidade, porque faltam técnicos capacitados no mercado de trabalho", ressaltou.

A intenção da visita ao Brasil e aos campi do IFRS é conhecer a realidade regional e os cursos oferecidos para implementar, futuramente, um programa de intercâmbio onde estudantes do Cégep possam realizar seu estágio em empresas parceiras dos campi e os estudantes do IFRS possam fazer o mesmo no Canadá.

Ainda, a idéia é possibilitar esse intercâmbio entre os professores e técnicos administrativos.

O objetivo da visita também se refere a troca de informações para pesquisa aplicada. "Nós podemos complementar o resultado das pesquisas realizadas aqui nos campi e no Cégep no Canadá através da troca de experiências e informações", disse.

Sobre a recepção que o grupo teve no Brasil, Martin destacou que nunca uma Instituição se organizou tanto em função da visita. "Tivemos uma recepção muito calorosa. A atenção e o cuidado que todos tiveram conosco nos surpreendeu. Como assessor internacional eu já viajei bastante, por diversos países, e posso afirmar que nunca fomos tão bem recepcionados como aqui", assegurou.

No último dia da visita ao Campus, na quinta-feira (02/06), os quatro pesquisadores visitaram a Cabanha Butiá pela parte da manhã e a Embrapa Trigo em Passo Fundo à tarde.

Na Cabanha Butiá eles conheceram o setor de grãos, de produção de leite e de criação de cavalos crioulos e foram recepcionados pela sócia-proprietária Caroline Bertagnolli.

O pesquisador da área de Biotecnologia Luciano Consoli apresentou a Embrapa Trigo aos pesquisadores e lembrou que a primeira estação experimental foi em Sertão, nas instalações onde hoje funcionam os cursos superiores do Campus.

O Pró-Reitor de Extensão do IFRS, Lenir Antonio Hannecker, acompanhou os visitantes durante a passagem pelo Campus Sertão.

Galeria

Entrega de uma lembrança do Campus a pesquisadora Andrée Theriault Entrega de uma lembrança do Campus ao Assessor Internacional Martin Lambert Entrega de uma lembrança do Campus ao pesquisador Jean-Pierre Roy Apresentação do Campus foi feita em inglês pela professora Mariangela Rotta Detoni O Assessor Internacional Martin Lambert apresentou o Cégep de Sherbrooke aos servidores do Campus A Diretora-Geral do Campus Viviane Silva Ramos entregou uma carta de intenções ao Assessor Lambert, abrindo a possibilidade de realização de intercâmbios entre alunos e servidores Visita ao laboratório do Campus A sócia-propietária Caroline Bertagnolli, da Cabanha Butiá, deu as boas vindas aos pesquisadores Na Cabanha Butiá os visitantes conheceram a criação de cavalos crioulos Os pesquisadores experimentaram o pinhão e puderam conhecer pinheiros e a pinha que dá os frutos Visita à Embrapa Trigo

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003