Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Acadêmicos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental visitam Associação de Preservação do Meio Ambiente em Santa Catarina

O objetivo da visita foi o de fundamentar os conhecimentos na disciplina de Produção de Essências Florestais

Os acadêmicos da primeira turma de Tecnologia em Gestão Ambiental conheceram a Associação de Preservação do Meio Ambiente do Alto Vale do Itajaí em Atalanta Santa Catarina - APREMAVI numa visita realizada na sexta-feira, dia 1º de julho.

O objetivo da visita foi o de fundamentar os conhecimentos na disciplina de Produção de Essências Florestais, ministrada pelo Professor Alvaro Valente Caçola. O presidente da APREMAVI, o Engenheiro Florestal Leandro Casanova, recepcionou a turma e o professor, apresentando a Instituição. A turma conheceu a sistemática de produção de mudas, que consiste em coleta de sementes de espécies nativas, semeadura em sementeiras, repicagem e crescimento e desenvolvimento das mudas.

O viveiro produz 700.000 mudas por ano que comercializa para todo o país. Conta com excelente infra-estrutura de casa de vegetação, sistema de irrigação e confecção de substrato. Na visita, a turma conheceu uma área recuperada com espécies nativas há 6 anos. A recuperação seguiu os preceitos da sucessão ecológica, ou seja, espécies pioneiras, intermediárias e clímax em estágio bem avançado de sucessão.

Ainda, os acadêmicos visitaram o Parque Municipal Mata Atlântica, antiga feculária e serraria, que foi transformada em Unidade de Conservação, visando preservar o ecossistema natural. A Unidade conserva o passado através da criação de um museu, com trilhas ecológicas, além de promover educação ecológica. A turma percorreu a trilha do quati que leva a uma bela cachoeira.

Na oportunidade, a APREMAVI estava recebendo dois estagiários de Madri, Espanha: Beatriz Candia Rodrigues e Manuel Sanabria Soto, alunos do curso Ciências Ambientais da Universidade Autônoma de Madri. Os acadêmicos sertanenses aproveitaram para trocar experiências e conhecer um pouco mais sobre a cultura e o ensino do país.

Galeria

Os acadêmicos também visitaram o Parque Municipal Mata Atlântica

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003