Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Festa Junina e Sarau Artístico marcam final do primeiro semestre no Campus

Casamento caipira

O Campus realizou sua festa junina na quarta-feira, 13 de julho, a partir das 13h30min, no ginásio de esportes. Além de comidas, bebidas e brincadeiras típicas, as turmas do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio apresentaram o casamento caipira e uma quadrilha bem diferente, que fez os casais remexerem sob um som bem mais agitado.

Ainda, houve a escolha do melhor casal caipira. O corpo de jurados foi formado por professores do Campus e cada turma do curso foi representada por um casal. O desfile arrancou gargalhadas pelos casais no mínimo exóticos que participaram. No final, houve empate entre os casais Gilberto e Sandro, da turma 14, e Jonas e Pedro, da turma 21.

No restante da tarde os alunos se divertiram com os jogos, a barraca dos recadinhos e a cadeia do amor.

A partir das 17h30min foi realizado o II Sarau Artístico do Campus, aproveitando o tema festa junina. Ao todo foram 19 apresentações com esta abordagem. O Sarau teve início com a interpretação da música "Asa Branca", pela acadêmica do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental Mariana Albuquerque Veras. A professora Karina Lucena fez a leitura "Quadrilha", de Chico Buarque. Em seguida o acadêmico de Agronomia, Augusto Posser, exibiu e comentou um trecho do filme de Jeca Tatu. O professor Alfeu Zanotto, junto a banda formada por alunos do Campus, interpretou uma música do grupo Mamonas Assassinas, que trata do povo do nordeste de um jeito bem humorado. A acadêmica do curso de Agronomia, Débora Dickel Rotta, leu o poema "Profundamente" de Manuel Bandeira.

O vídeo de Vitor Ramil interpretando um poema de Fernando Pessoa foi comentado pela acadêmica do curso de Agronegócio, Joyce Ribeiro Albuquerque. Mariana Albuquerque Veras interpretou a música "Xote das Meninas". A acadêmica Jéssica Pirolli fez a leitura do poema "Evocação do Recife", de Manuel Bandeira. Joyce Ribeiro Albuquerque exibiu e comentou uma cena do filme "O Auto da Compadecida". Na sequência, 23 pessoas do público fizeram uma leitura de uma poesia de cordel de Patativa do Assaré.

O professor Alfeu e a banda interpretaram uma música do Falcão. O aluno Leo fez a leitura de um texto, seguido por Alfeu e Mariana que contracenaram um trecho do filme "Lisbela e o Prisioneiro". "Eu só quero um xodó" foi cantada por Mariana. A acadêmica de Gestão Ambiental Hellen Vieira de Deus leu um texto de Manuel de Barros e a professora de Artes Elisa Iop explicou a origem dos símbolos e tradições juninas. Alfeu cantou um clássico de Almir Sater: "Seguindo em frente". A professora Karina leu um trecho do livro "O grande Sertão: veredas" e, encerrando o Sarau, o CTG Tropeiros da Cultura apresentou pela primeira vez a dança da fita.

O Sarau Artístico integra o projeto de extensão Outras Veredas, previsto para iniciar no segundo semestre deste ano. Esse projeto é coordenado pela professora Karina Lucena e tem também a participação dos professores Alfeu Zanotto, Elisa Iop, Cassiana Grigoletto e Ivete Scariot. Os alunos envolvidos são: Vinícius Almeida da Silva, Heitor Saballo, Hellen Vieira de Deus e Mariana Albuquerque Veras (Gestão Ambiental); Joyce Ribeiro Albuquerque (Agronegócio); Augusto Posser e Débora Dickel Rotta (Agronomia); Gabriela Marcilli (Zootecnia). A funcionária Maria Inês Varela Paim (Biblioteca) também integra a equipe.

Saiba mais acessando o blog do Sarau.

Galeria

Casamento caipira Casais caipiras Os casais das turmas 14 e 21 foram escolhidos os melhores do desfile A acadêmica de Gestão Ambiental, Mariana Albuquerque Veras, interpretou diversas músicas da cultura caipira Sarau teve apresentações musicais, leituras e comentários, exibições de vídeos e apresentação de dança Sarau teve apresentações musicais, leituras e comentários, exibições de vídeos e apresentação de dança Sarau teve apresentações musicais, leituras e comentários, exibições de vídeos e apresentação de dança Sarau teve apresentações musicais, leituras e comentários, exibições de vídeos e apresentação de dança Sarau teve apresentações musicais, leituras e comentários, exibições de vídeos e apresentação de dança Sarau teve apresentações musicais, leituras e comentários, exibições de vídeos e apresentação de dança Sarau teve apresentações musicais, leituras e comentários, exibições de vídeos e apresentação de dança Sarau teve apresentações musicais, leituras e comentários, exibições de vídeos e apresentação de dança Sarau teve apresentações musicais, leituras e comentários, exibições de vídeos e apresentação de dança

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003