Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Professor do Campus é destaque em congresso sobre arroz

Apresentação do trabalho premiado no Congresso

O professor do Campus Anderson Luís Nunes está nos Estados Unidos realizando visitas em universidades e centros de pesquisa, no período de 20 de agosto a 5 de setembro. A viagem é prêmio pela conquista do primeiro lugar dentre os trabalhos apresentados no VII Congresso Brasileiro do Arroz Irrigado, realizado em Balneário Camboriú, de 09 a 12 de agosto.

No congresso, o professor apresentou dois trabalhos: "Caracterização fenotípica do degrane em arroz cultivado e vermelho através do método quantitativo" e "Expressão de genes relacionados ao degrane em arroz e sua aplicação para o manejo de arroz vermelho". Este último foi o contemplado com o primeiro lugar.

O trabalho faz parte da tese de doutorado de Anderson e tem a orientação do professor Dr. Aldo Merotto Jr. Os dois apresentados no congresso focam sobre a característica de debulha natural dos grãos do arroz vermelho. O arroz vermelho é a principal planta daninha das lavouras de arroz irrigado. De acordo com o professor, a debulha natural dos grãos do arroz vermelho faz com que esta planta daninha tenha uma grande capacidade de perpetuação no sistema agrícola. A elevada taxa de debulha natural permite que as sementes de arroz vermelho retornem ao solo antes ou no momento da colheita do arroz cultivado, fazendo com que estas sementes tenham uma germinação escalonada em mais de 10 anos. "Caracterizar a expressão de genes relacionados a debulha natural permitirá elaborar de maneira mais efetiva metodologias efetivas de controle a longo prazo da principal planta daninha dos sistema orizícola do mundo", destaca o professor.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003