Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Curso superior de Tecnologia em Agronegócio é destaque em avaliação do MEC

O primeiro curso superior do Campus Sertão obteve destaque na avaliação do Ministério da Educação para o seu reconhecimento. O curso superior de Tecnologia em Agronegócio recebeu o conceito quatro, numa escala que vai de um (nota mínima) a cinco (nota máxima), em avaliação realizada entre os dias 14 e 18 de agosto, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC).

Implantado ainda na época em que a Instituição denominava-se Escola Agrotécnica Federal de Sertão, o curso formará sua primeira turma no próximo dia 3 de setembro.

Para a Diretora-Geral do Campus, Viviane Silva Ramos, o resultado da avaliação premia a dedicação de todos os envolvidos na criação e desenvolvimento do curso: docentes, técnicos administrativos, alunos e comunidade regional. Segundo ela, a boa nota obtida indica que a Instituição está conseguindo trilhar uma trajetória de sucesso também no que diz respeito ao ensino superior.

A avaliação feita MEC atribui conceitos numa escala de um a cinco para as dimensões "Organização Didático-Pedagógica", "Corpo Docente", "Instalações Físicas" e "Requisitos legais e normativos".

O relatório apontou que o curso está plenamente inserido no contexto sócio-econômico regional, com práticas pedagógicas compatíveis com o desenvolvimento técnico-científico e humanístico do profissional.

O coordenador do curso de Tecnologia em Agronegócio, Oscar Bertoglio, destaca que o conceito é o reconhecimento dos esforços conjuntos da comunidade escolar. "Nunca tivemos dúvidas em relação a qualidade do curso que oferecemos e agora, ainda mais, temos a certeza que estamos contribuindo, de forma efetiva, para o desenvolvimento da comunidade regional", aponta.

No que se refere ao corpo docente, dos 33 professores do curso, todos têm dedicação exclusiva (tempo integral) e possuem mais de três anos de experiência acadêmica no magistério superior. Compõem o quadro docente 10 doutores e 19 mestres em áreas de interesse do curso.

As salas de aula, os laboratórios e setores de produção foram um ponto forte na avaliação da estrutura física, considerados excelentes pelos avaliadores, especialmente os espaços dedicados a realização de aulas práticas. O relatório apontou que os laboratórios estão muito bem equipados, possuem técnicos de laboratórios e os espaços são adequados à quantidade de alunos.

Conforme o Diretor de Desenvolvimento Institucional, Odirce Teixeira Antunes, o resultado da avaliação fortalece, motiva e confirma ainda mais o trabalho e a seriedade desenvolvida pela direção, professores, técnicos administrativos e alunos. "O conceito 4 na primeira avaliação de um curso superior nos deixa felizes e confirma que estamos no caminho certo com os cursos ofertados e ao mesmo tempo aumenta a nossa responsabilidade de buscar sempre o crescimento e a melhoria da qualidade dos cursos oferecidos pelo Campus Sertão", cita.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003