Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Curso de Tecnologia em Alimentos tem sua aula inaugural

Acadêmicos que acompanharam a Aula Inaugural

O curso superior de Tecnologia em Alimentos do Campus teve sua aula inaugural na noite de quinta-feira, 25 de agosto, no auditório do Campus, a partir das 19 horas.

O Engenheiro de Alimentos, Doutor na área, e professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Marcelo Lanza, ministrou a aula junto ao Engenheiro de Alimentos e aluno do curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional, Ezequiel Perin.

De acordo com o coordenador do curso, Wagner Priamo, o objetivo da aula foi proporcionar aos acadêmicos visões diferenciadas sobre a atuação do Tecnólogo em Alimentos. "O Marcelo trouxe a visão da pesquisa, de uma carreira acadêmica, já o Ezequiel mostrou um pouco da realidade do mercado de trabalho das indústrias. As duas visões contribuirão para nortear os caminhos dos acadêmicos dentro do curso, além de elucidar as possibilidades de conquistas e as dificuldades encontradas", comentou.

Na palestra de Lanza, foram abordados os aspectos gerais sobre tecnologia de alimentos, conhecimentos e profissão. O professor acadêmico elogiou a estrutura e os laboratórios do Campus, destacando que são poucas as instituições que possuem equipamentos desta qualidade.

Sobre o mercado de trabalho, apontou que 17% do total das exportações brasileiras pertencem a indústria de alimento, a qual representa 9,2% do PIB nacional. Ainda, expôs as áreas trabalhadas no curso e o perfil do profissional desejado pelas indústrias.

Além da aula inaugural, Lanza ainda ministrou o minicurso "Síntese de Ésteres Etílicos via processo convencional" na manhã de quinta-feira (25) aos acadêmicos do curso de Tecnologia em Alimentos, que conduziu a uma reação para produção de biodiesel. À tarde, ele ministrou uma palestra sobre biodiesel aos alunos do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio.

A rotina de produção da indústria alimentícias foi o foco da palestra de Ezequiel Perin, que relatou sua experiência no mercado de trabalho nas áreas de produção e gestão de qualidade e como empreendedor do ramo alimentício. "O trabalho da Tecnologia de Alimentos é encurtar distâncias. Nosso grande desafio é levar o alimento com qualidade até a mesa do consumidor, esteja ele onde estiver. Para isso, temos de trabalhar na manutenção das características e da qualidade dos produtos alimentícios", comentou.

Após o relato dos profissionais, os acadêmicos puderam tirar suas dúvidas sobre o curso e a carreira. Uma das questões mais debatidas foi a diferença entre o Tecnólogo e o Engenheiro de Alimentos. Segundo os profissionais, a linha que divide as duas áreas é muito tênue e a principal diferença se refere a assinatura de projetos, possível apenas pelos engenheiros.

No final da aula inaugural, foi servido um coquetel aos alunos, professores e palestrantes.

 

Galeria

Abertura da Aula Inaugural foi feita pelo Diretor de Ensino Josimar de Aparecido Vieira e pelo Coordenador de Ensino Superior, Márcio Luís Vieira Aula inaugural iniciou com a explanação do Engenheiro de Alimentos, Mestre na área e professor da UFSC, Marcelo Lanza O Engenheiro de Alimentos Ezequiel Perin conduziu a segunda parte da aula inaugural Minicurso realizado no Centro de Análise de Alimentos do Campus e conduzido por Marcelo Lanza Palestra ministrada por Lanza no auditório para os alunos do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003